Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2008 - 10h49

Karadzic passou férias na Croácia em 2006, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Zagreb

O acusado de crimes de guerra Radovan Karadzic, detido na segunda-feira (21) em Belgrado, passou férias com identidade falsa em 2006 em Split, na Croácia, para onde viajaria também neste ano, afirmou nesta quinta-feira o jornal croata "Slobodna Dalmacija".

Segundo o jornal, Karadzic --que usava a identidade de Dragan Dabic-- passou em 2003 cerca de dez dias de férias em um apartamento alugado na localidade de Okrug Donji, na ilha de Ciovo.

A família que alugou o apartamento a Karadzic, e que preferiu manter o anonimato, reconheceu o ex-inquilino nas imagens do homem com cabelos grisalhos, longa barba e óculos, publicadas após a detenção do ex-líder servio-bósnio.

Ao rever os registros de turistas, encontraram o nome Dragan Dabic e ficaram surpresos que um dos acusados de crimes de guerra mais procurados tenha se hospedado com eles.

Karadzic, o líder político dos sérvios da Bósnia, foi detido na segunda-feira nos arredores de Belgrado, onde vivia e trabalhava sob identidade falsa de Dragan Dabic.

Segundo o "Slobodna Dalmacija", Karadzic se comportava como qualquer turista: saía, passeava e nadava em uma praia nas imediações de seu apartamento.

Uma vez teria visitado uma igreja católica nessa localidade e dito que era "um templo muito bonito", mas se corrigiu imediatamente, pedindo desculpas, e afirmou que era "uma igreja bonita".

Karadzic é sérvio, cristão ortodoxo, religião que com freqüência usa a palavra "templo" para seus santuários, ao contrário dos croatas, católicos, que dizem "igreja".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página