Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2002 - 12h26

Congresso está próximo de um acordo sobre Iraque, diz Bush

da Folha Online

Os legisladores norte-americanos estão perto de chegar a um acordo sobre uma resolução sobre o Iraque, e o debate a respeito do assunto será muito civilizado, disse hoje o presidente dos EUA, George W. Bush.

"Temos avançado, estamos perto de um acordo e em breve falaremos com um só voz", disse Bush depois de se reunir na Casa Branca com representantes democratas e republicanos.

"O Congresso fará um importante debate, um debate consistente, um debate histórico. Será muito civilizado e fará que os norte-americanos se sintam orgulhosos", afirmou.

Bush adotou um tom conciliatório depois que o líder democrata no Senado, Tom Daschle, o acusou de politizar a guerra ao dizer que os democratas não estavam interessados na segurança norte-americana.

``A segurança de nosso país é o compromisso de ambos os partidos e a responsabilidade de políticos eleitos dos dois lados. Estamos discutindo, na direção de uma decisão forte'', disse Bush.

Alguns democratas afirmaram que Bush ainda não tinha mostrado por que o Iraque seria uma ameaça grande a ponto de justificar um ataque preventivo. Eles também lembraram que a pressão pela ação militar deixou de lado os problemas econômicos do país, enquanto as eleições parlamentares se aproximam.

Bush fez uma demonstração pública de força nos jardins da Casa Branca, rodeado por deputados democratas e republicanos que apóiam uma resolução do Congresso autorizando o uso da força contra Saddam Hussein.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  EUA acusam Iraque de ajudar Al Qaeda a desenvolver armas químicas

  •  Israel diz que atacaria Iraque apenas se fosse atingido

  •  Jimmy Carter diz que ataque unilateral ao Iraque seria um erro

  •  Aviões atacam aeroporto civil iraquiano, diz TV

  •  Rússia rejeita criação de novas resoluções da ONU para Iraque

  •  Londres terá primeiro grande ato contra eventual guerra ao Iraque

  •  Crise iraquiana mobiliza 3.000 soldados britânicos

  •  Dossiê britânico sobre o Iraque divide opinião de líderes mundiais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página