Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2009 - 11h27

Prefeito mexicano diz que surto de gripe suína "está estabilizando"

Publicidade

da Folha Online

O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, afirmou nesta quarta-feira que a epidemia de gripe suína na capital do país "está estabilizando" e que, se o ritmo de crescimento do números de infectados e mortos continuar a cair, ele reduzirá as restrições de circulação na cidade.

Ebrard afirmou, contudo, que mais uma morte foi registrada na cidade sob suspeita de gripe suína. A doença matou sete pessoas no México, segundo número revisado na noite desta terça-feira pelo governo mexicano.

Com mais de 2.500 infectados no país e 159 suspeitas de mortes pela doença, o prefeito ordenou o fechamento de prédios públicos e pediu que os cidadãos evitassem sair de casa. A Cidade do México, considerada o epicentro da epidemia, ficou deserta e muitos correram para os supermercados para garantir estoque de comida.

O prefeito afirmou ainda que, se a redução no número de vítimas da doença continuar, ele consultará as autoridades de saúde mundiais para reduzir o nível de alerta na cidade --o que permitiria retomar eventos públicos cancelados e reabrir prédios.

A gripe suína atingiu ainda outros dez países, incluindo os Estados Unidos, onde um bebê mexicano morreu vítima da doença.

Muitos países já aconselharam seus cidadãos a evitar viagens ao México. As restrições a viagens e os efeitos de uma epidemia podem agravar a situação econômica do México, país atingido fortemente pela crise financeira global. Desde o ano passado, o peso teve uma grande desvalorização em relação ao dólar, e o país recorreu neste mês a uma linha de crédito de US$ 47 bilhões do Fundo Monetário Internacional para garantir o valor da sua moeda e afastar os temores sobre a queda das reservas nacionais.

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página