NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  8 de julho
  Você gosta de rádio antigo? Clique aqui
 


Quem gosta de rádios antigos, não deve deixar de entrar no portal da radioantiguidade _primeiro site sobre rádios antigos no Brasil e na América do Sul. A especialidade do site são os portáteis alimentados a bateria e os famosos "Rabo Quente", de procedência brasileira ou americana. Rabo quente foi um termo que apareceu no Brasil no início da década de 50, para designar os rádios alimentados por tensão 110 ou 220 volts AC/DC (sem transformador). Conheça a historinha.
Bonito o trabalho de resgate e divulgação da história dos aparelhos de rádios de uso doméstico realizado por João Mello. A coleção dele é fabulosa.
Veja alguns. Tem rádio de caixa de madeira, de baquelite, portáteis a válvula, transistorizados, compactos etc.
Ao clicar em Você Sabia, o site mostra uma coletânea de curiosidades do mundo do rádio. Imperdíveis para radioamantes. Em Pioneiros do Rádio, pequenos perfis de nomes ligados ao meio: bastante interessante. Em Datas importantes no mundo do rádio, a história contada desde a invenção do eletroscópio, em 1600. No item Artigos Técnicos, textos que discorrem sobre todo tipo de válvula e que ensinam a montar um rádio de galena, entre outros. Outro site bem bacana sobre o assunto é o J.A. Rádios Antigos, de João D.C. Azzolin. O mote é a preservação e restauração rigorosa dos aparelhos. Aliás, quem quiser fazer doações, clique aqui. No site, você entra na marca preferida. São 15: Zenith, Telefunken, Lyric, por exemplo. Lá você encontra as especificações: país, ano, marca, modelo, painel, chassis.
Muito bem feitinho é o site Olho Mágico. Todo mês Valentino Bérgamo Filho destaca um modelo. O do mês de julho é a Radiola 60 A RCA (Radio Corporation of America). Leia sobre a marca.
O site Antiqueradio dirigido às pessoas envolvidas no hobby de colecionar rádios é bastante completo. Traz um calendário de eventos relacionados ao tema, listas de rádios-clubes, extensa relação de resenhas de livros temáticos, anúncios classificados, artigos etc. Vale dar uma olhada.
Semana que vem, mostro mais alguns sites legais.

Religiosos querem tomar conta do dial

A propaganda da rádio 9 de julho está espalhada através de out-doors pela cidade de São Paulo. Eles pedem depósitos em dinheiro e, com a maior cara-de-pau, dão o número da conta. A justificativa é pela evangelização da rádio.
Diferentemente do primeiro mundo. Várias emissoras européias são bancadas pelos ouvintes em esquema de cotas mensais. Quem ouve vira uma espécie de sócio e pode opinar sobre a programação. Só que o intuito é outro. A idéia é cuidar do conteúdo musical e informativo. Lá, dá certo.

Enquanto isso, no interior do Ceará, as AMs, nas mãos dos políticos, estão saindo do ar

O internauta Donizete Arruda, jornalista da TV Jangadeiro (afiliada do SBT), sugere um debate sobre a atual situação das rádios brasileiras. Segundo ele, a realidade nordestina mostra que o quadro é desalentador. As rádios AM perdem ouvintes e faturamento. As FMs crescem em público, mas o faturamento não responde. O jornalista comenta que nessas novas concorrências de rádios os políticos estão se esquivando de participar e grupos empresariais entram na briga. Como exemplo disso: há no Ceará mais de três rádios legalizadas fora do ar, e os donos, prefeitos e deputados, anunciando a venda. Depois da eleição, a lista deve aumentar.
Um breve levantamento feito por Donizete aponta sete rádios AM fora do ar, há meses, no Ceará. Paulo César Sarquis, prefeito da cidade de Cascavel (CE), está se desfazendo da Rádio Litoral, que será transferida para a Igreja Católica. A Rádio Três Fronteiras (Campos Sales) cujos donos são o deputado federal Roberto Pessoa e o ex-prefeito Lourenço Arraes; a Rádio Difusora (Pentecoste), do ex-prefeito Roberto Silva; a Rádio Cultura (Aracati), do ex-deputado Ernesto Gurgel do Amaral; a Rádio Rio das Garças (Itarema), do Padre Aristides (já morto), ex-prefeito de Acaraú, cidade vizinha, e por fim: a Rádio Senador Pompeu (Senador Pompeu), do ex-deputado Fonseca Coelho. Já a Rádio Príncipe Imperial (Crateús), de Claudino Sales, ex-deputado federal, foi vendida terça-feira retrasada para o deputado federal Eunício Oliveira.

Estação de inverno

Durante todo o mês de julho o Jornal de Inverno, da Rádio Bandeirantes AM (840 kHz), com transmissão em todo o território nacional, traz cinco boletins diários sobre atividades de férias, doenças de inverno, medicina especializada, dicas de passeios, programação cultural e culinária específica para esta época do ano. Fique ligado.

Clique
aqui para conhecer as emissoras e frequências (FM e AM) da Grande São Paulo


Leia colunas anteriores
01/07/2000 - Rádios Livres? Só se for em ondas curtas.
24/06/2000 - John Lennon na Gazeta FM?
17/06/2000 - Brega, pagode ou popular. Pode escolher
10/06/2000 - Rádios na Internet? Não. Apenas listinha de músicas
03/06/2000 - Cadê as rádios realmente livres?


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.