NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  15 de julho
  Tô preferindo AM ultimamente...
 


Depois de ter que engolir uma tal de Adryanna (com y e tudo) e a Rapaziada em segundo lugar nas paradas radiofônicas da semana com "Só Faltava Você", não resta outra alternativa a não ser fugir para as emissoras AM. Pelo menos lá tem notícia. As FMs estão duras de roer. Ai, que saudades da Kiss FM (paulista)... No começo de 1997, ela surgiu no dial apresentando 80% de sua programação com o lado B do rock'n'roll da década de 50, 15% de clássicos dos anos 60 e 5% de consagrados dos 70. Delírio total. São Paulo parecia Nova York, onde sua centena de rádios traz segmentações dentro das segmentações com estações só de "hip hop", só de "heavy metal", e daí por diante. Pena que a nossa Kiss (digo nossa, pois a marca é internacional) durou pouco. Vamos aguardá-la na Internet.
Alguns leitores acharam estranho a Marisa Monte figurar nos set-lists das rádios populares, quando citei na coluna do dia 17 de junho. Não confundi, não. E não me espanta. Quer coisa mais brega do que "Amor I Love You" ? (atualmente em 3º lugar no "top ten" do Rio).

Boca no trombone

A partir de hoje, vou começar a fornecer os telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. E semana que vem tem mais.

E dá-lhe AM

Na coluna da semana passada levantei a polêmica em torno da atual situação precária das rádios AM, ao citar as AMs do Ceará que estão à venda, e recebi várias mensagens a respeito. Selecionei duas delas que acho pertinentes para esquentar a discussão: "O rádio AM é uma espécie em extinção..." , de Manuel Coutinho, um admirador de rádio, e outra que também fala da "atuação parasita das FMs..." , de Alex Figueiredo, de Salvador. Podemos debater juntos o tema. Basta clicar no item grupos de discussão, no canto esquerdo deste site. Fica aqui o convite. Participe.

Suíte Rádio Antigo

Ronam Ribeiro Gomes, um leitor, me escreveu comentando que coleciona rádios antigos, mas que alguns não funcionam devido à falta de válvulas e peças. O boletim do site "Rádios Antigos no Brasil", de João Mello, traz dicas preciosas. Como hoje em dia não existem mais manuais de válvulas no mercado, os colecionadores procuram no manual de válvulas on line páginas existentes sobre o assunto. Veja relação de sites de fabricação de válvulas européias, consideradas as mais difíceis, selecionados por Mello.
a. Home Page do José Luis Villabona ( Espanha ) - Um manual de "A" a "Z" e de "0" a "9" com todas as suas variantes, mostrando o diagrama de pinagem de cada válvula e suas principais características on-line.
b. Home Page do Jan Philipp ( Alemanha ) - contendo um dos mais completos estoque de válvulas européias à venda ( desde as antigas RENS e RES da Telefunken, E443 da Philips até modernas válvulas da década de 50 ) com as sugestões para substituição. Aceita CC Visa e MasterCard - a página principal em alemão está em: http://www.radioroehren.de - clicar em English Version.
c. Um completo guia de substituição de válvulas de Rolf Bergendorffs ( Suécia ) apresentado em forma de lista.
d. Outro endereço interessante com centenas de ofertas de válvulas européias.
e. Tudo sobre válvulas.
f. http://home.wxs.nl/~frank.philipse/frank/frank.html - Outro local interessante com muitas válvulas européias

Mello conta que existem pessoas pelo mundo que se dedicam a fabricar artesanalmente válvulas raras sob encomenda, principalmente válvulas para áudio. Ele recomenda aos aficionados um "tour" pela fábrica " AVVT " com fotos das máquinas em plena atividade. (http://elektronenroehren.de/avvt/html/intro/tour.htm)


História do Rádio

Outra mensagem interessante, desta vez de Ronaldo Reis, radioamador indicativo PS7AB, de Natal (RN), sugere uma visita à home page do inventor e cientista brasileiro padre Roberto Landell de Moura, que foi, provavelmente, o pioneiro mundial na transmissão da voz (da palavra à distância), utilizando equipamentos sem fio (rádio).

Clique
aqui para conhecer as emissoras e frequências (FM e AM) da Grande São Paulo


Leia colunas anteriores
08/07/2000 - Você gosta de rádio Antigo?
01/07/2000 - Rádios Livres? Só se for em ondas curtas.

24/06/2000 - John Lennon na Gazeta FM?
17/06/2000 - Brega, pagode ou popular. Pode escolher
10/06/2000 - Rádios na Internet? Não. Apenas listinha de músicas


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.