Publicidade
Publicidade
29/09/2003
-
05h23
Ela é rainha onipresente em shoppings e em aeroportos, mas, em Hong Kong, disputa lugar com carros, ônibus e trens. Nessa cidade chinesa, a escada rolante ganhou status de meio de transporte público. Em pelo menos um quesito, seus degraus batem qualquer concorrente: é o mais econômico, já que o "bilhete" é gratuito.
Uma série de escadas e passarelas rolantes, unidas por pequenos degraus fixos, forma uma "estrada" de 792 metros que liga todas as vias entre Queen's Road e Conduit Street, no norte da ilha de Hong Kong. É o mais longo sistema desse tipo em todo o mundo. O percurso, coberto, conta também com escadas e rampas comuns para quem estiver andando na direção oposta à das escadas.
No início da manhã, elas descem, transportando para a região central da ilha trabalhadores que habitam o bairro de Mid-Levels. No restante do dia, até a meia-noite, o sistema trabalha no sentindo inverso.
Como qualquer estrada com duas pistas, as escadas rolantes também possuem sua área expressa, à esquerda, para quem quer caminhar enquanto os degraus sobem. Para os que não estão com pressa, fica reservado o lado direito.
No meio do percurso, nas ruas Elgin, Shelley e Stauton, pequenos restaurantes iluminam o caminho. A região, chamada de SoHo (por ser a região sul da Hollywood Road), abriga bons lugares para comer algo ou beber um café durante a noite. É só escolher um.
Enquanto sobe os degraus das ruas inclinadas, o visitante pode olhar pelas janelas abertas os minúsculos apartamentos --em média, são 30 metros quadrados para cada família-- que se erguem ao redor das escadas.
A "espionagem" ajuda a entender melhor o cotidiano desses chineses: sentindo o cheiro de sua comida, descobrindo quais as cores que eles escolhem para pintar as suas paredes, como decoram a sala, o que fazem quando chegam do trabalho --que, não raro, dura de dez a 12 horas por dia.
Cinquentões
Outra forma de transporte intensamente utilizada em Kong, talvez a mais charmosa, se dá pelo mar. Doze balsas, das décadas de 50 e 60, cruzam o porto de Victoria levando passageiros entre a ilha de Hong Kong e a península de Kowloon, das 6h30 às 23h30. O bilhete custa apenas HK$ 2,20.
Entre as embarcações, tradicionalmente verdes, há modelos turísticos decorados como os barcos antigos que cruzam o rio norte-americano Mississipi.
Conhecidos como Star Ferries, os barcos levam cinco minutos para realizar o percurso. O que é uma vantagem para os honcongueses torna-se uma lástima para o forasteiro, que precisa de muito mais tempo para apreciar tudo o que está à sua frente. O olhar fica dividido entre Hong Kong e Kow-loon. As duas disputam entre si o título de vista mais bela e iluminada. Entre elas, o mar, que tira vantagem das duas, reflete as luzes de ambas as costas.
Em terra firme, uma linha de bondes corta a ilha de Hong Kong desde 1904. É um dos mais antigos sistemas de transporte desse tipo em funcionamento no mundo e o único que utiliza veículos com dois andares --construídos há mais de 50 anos. Coloridos, iluminados e silenciosos, os bondes funcionam das 6h à 1h.
Leia mais
Néon não ofusca lado oriental de Hong Kong
Acordo prevê capitalismo por mais 44 anos
Comilança é regada a chá, bolinhos e serenidade
Grande Buda de Lantau abençoa Pequim
Árvores na vila de Tai Po atendem desejos
Santuários embriagam alma e sentidos
Em vez de cães, chineses levam aves para passear
"Quarteirões" de água amparam casa-barco
Ilhas florescem ao longo da península de Sai Kung
Victoria Peak traz nostalgia do Corcovado
Vôo panorâmico apresenta turista ao mar
Museu de Hong Kong junta 400 milhões de anos de história
Número 4 desaparece até dos edifícios
Noite em Hong Kong é menos ocidental do que parece
Mickey ganha casa chinesa
Especial
Veja galeria de fotos de Hong Kong
Balsa, bonde e escada desvelam cotidiano
da enviada especial a Hong KongEla é rainha onipresente em shoppings e em aeroportos, mas, em Hong Kong, disputa lugar com carros, ônibus e trens. Nessa cidade chinesa, a escada rolante ganhou status de meio de transporte público. Em pelo menos um quesito, seus degraus batem qualquer concorrente: é o mais econômico, já que o "bilhete" é gratuito.
Uma série de escadas e passarelas rolantes, unidas por pequenos degraus fixos, forma uma "estrada" de 792 metros que liga todas as vias entre Queen's Road e Conduit Street, no norte da ilha de Hong Kong. É o mais longo sistema desse tipo em todo o mundo. O percurso, coberto, conta também com escadas e rampas comuns para quem estiver andando na direção oposta à das escadas.
No início da manhã, elas descem, transportando para a região central da ilha trabalhadores que habitam o bairro de Mid-Levels. No restante do dia, até a meia-noite, o sistema trabalha no sentindo inverso.
Como qualquer estrada com duas pistas, as escadas rolantes também possuem sua área expressa, à esquerda, para quem quer caminhar enquanto os degraus sobem. Para os que não estão com pressa, fica reservado o lado direito.
No meio do percurso, nas ruas Elgin, Shelley e Stauton, pequenos restaurantes iluminam o caminho. A região, chamada de SoHo (por ser a região sul da Hollywood Road), abriga bons lugares para comer algo ou beber um café durante a noite. É só escolher um.
Enquanto sobe os degraus das ruas inclinadas, o visitante pode olhar pelas janelas abertas os minúsculos apartamentos --em média, são 30 metros quadrados para cada família-- que se erguem ao redor das escadas.
A "espionagem" ajuda a entender melhor o cotidiano desses chineses: sentindo o cheiro de sua comida, descobrindo quais as cores que eles escolhem para pintar as suas paredes, como decoram a sala, o que fazem quando chegam do trabalho --que, não raro, dura de dez a 12 horas por dia.
Cinquentões
Outra forma de transporte intensamente utilizada em Kong, talvez a mais charmosa, se dá pelo mar. Doze balsas, das décadas de 50 e 60, cruzam o porto de Victoria levando passageiros entre a ilha de Hong Kong e a península de Kowloon, das 6h30 às 23h30. O bilhete custa apenas HK$ 2,20.
Entre as embarcações, tradicionalmente verdes, há modelos turísticos decorados como os barcos antigos que cruzam o rio norte-americano Mississipi.
Conhecidos como Star Ferries, os barcos levam cinco minutos para realizar o percurso. O que é uma vantagem para os honcongueses torna-se uma lástima para o forasteiro, que precisa de muito mais tempo para apreciar tudo o que está à sua frente. O olhar fica dividido entre Hong Kong e Kow-loon. As duas disputam entre si o título de vista mais bela e iluminada. Entre elas, o mar, que tira vantagem das duas, reflete as luzes de ambas as costas.
Em terra firme, uma linha de bondes corta a ilha de Hong Kong desde 1904. É um dos mais antigos sistemas de transporte desse tipo em funcionamento no mundo e o único que utiliza veículos com dois andares --construídos há mais de 50 anos. Coloridos, iluminados e silenciosos, os bondes funcionam das 6h à 1h.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- De centenárias a modernas, conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo
- Legoland inaugura parque temático de artes marciais com atração 3D
- Na Itália, ilha de Ischia é paraíso de águas termais e lamas terapêuticas
- Spa no interior do Rio controla horário de dormir e acesso à internet
- Parece Caribe, mas é Brasil; veja praias paradisíacas para conhecer em 2017
+ Comentadas
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.