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20/09/2010 - 13h29

Pais e avós aprendem com os mais novos a usar internet e redes sociais

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MORENA MADUREIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Neste mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou resultados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e, entre os dados apresentados pela pesquisa, chamou a atenção o número de internautas no país.

Dos jovens entre 15 e 17 anos, 71,1% conectaram-se à internet em 2009. Já os brasileiros com mais de 50 anos tiveram o maior crescimento no número de internautas, atingindo 15,2% da população nessa faixa etária.

Mas como será que esses pais e avós aprenderam a navegar na rede mundial de computadores? Pelos números apresentados, uma hipótese ganha força: com seus próprios filhos e netos.

É o caso de Amara Moreira, 68, que aprendeu a usar a internet com a neta Paula, 14.

Para driblar as dificuldades, a avó ia anotando as orientações para depois, sozinha, pôr em prática o que havia aprendido. "Eu sou doida pra entrar nesse tal de Twitter, mas não consigo, já fucei...", confessa.

A curiosidade de Mário Andrade de Assis, 65, avô de Rafaela, 21, foi despertada por outro motivo. "Ele quis aprender porque a família toda já estava no Orkut e no MSN", relata Rafaela.

Como tinha interesse, Mário aprendeu rápido, mas não foi tão fácil assim com a avó. "Ainda vou conseguir ensiná-la. Ela desistiu, mas eu não", afirma a neta.

Rafael Andrade/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 16-09-2010: A jovem Paula Silva e vista ao lado da avo Anamara, a quem ensina usar o computador, em sua casa no bairro de Olaria, zona norte do Rio, em 16 de setembro 2010. (Foto: Rafael Andrade/Folhapress, FOLHATEEN) ***ESPECIAL***
Amara, 68, navega com a ajuda da neta Paula, 14

Há mais de 40 comunidades chamadas "Minha avó tá no Orkut". Mas nem todos os netos gostam de ver seus avós no MSN ou mandando "scraps".

"Eu já tinha tentado aprender com meu outro neto, mas não entendi nada. Ele acha que, se eu souber muito, vou tomar o lugar dele", reclama Amara.

Jamille Souza, 12, pena para ensinar sua mãe, Valdenice, 30. "Eu quero mais mexer do que ensinar. Ela está bem no começo. Eu não tenho paciência", diz.

Julia Mello, 17, vê com outros olhos o ato de ensinar sua mãe, Surama, 42. "A gente se diverte. Eu não brigo, só dou risada porque é muito engraçado!", diz.

Foi a filha quem criou os perfis no Orkut, Facebook e Twitter para Surama. E é ela que os administra, já que tem as senhas da mãe.

A dificuldade de lembrar os comandos é o maior obstáculo apontado pelos pais e avós que ainda estão nos seus primeiros cliques.

Se, para muitos jovens, acessar a internet é algo natural, para alguns adultos é preciso bastante esforço.

"Eu tenho paciência com a Julia em tantas outras coisas. É uma troca", opina Surama, defendendo sua geração.

DICAS
1. Tenha paciência. Pais e avós muitas vezes aprendem mais devagar mesmo
2. Deixe seu pai/avô usar o computador sempre que possível. Se não praticam, eles acabam esquecendo o que aprenderam
3. Peça que anote suas explicações num "caderninho de dicas" (ou em um arquivo de Word localizado na área de trabalho), pois é provável que ele/ela esqueça algumas orientações. Também pode haver um "caderno de dúvidas" para que as perguntas sejam respondidas quando você estiver por perto
4. Traduza a linguagem do computador para a deles. Por exemplo: Word + impressora = máquina de escrever; pendrive = um livro (a quantidade de informação que cabe num livro é igual à quantidade de informação que cabe num pendrive)


FONTE: Thiago Rosa, instrutor de informática para a terceira idade da Univ. do Estado do Rio de Janeiro

 
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