Internet padronizou gosto da comida, diz chef badalado de NY
Para David Chang, dos restaurantes Momofuku, cozinheiros repetem as mesmas informações nas receitas
Coreano-americano quer lançar aplicativo que combine sistemas de reserva, ponto de venda e estoque
Há muitas coisas pelas quais a internet merece a culpa, como os vídeos de sexo de vingança, mas o chef David Chang, do grupo Momofuku, acrescentou um item à lista.
"Tudo tem o mesmo gosto. E a culpa é da internet". Chang, um dos principais chefs de Nova York, diz que a democratização da informação teve efeito pernicioso sobre a variedade da comida.
Foi em sua revista que ele primeiro divulgou o argumento, com ênfase na comida em que seus restaurantes se concentram, o lamen.
"Se você queria aprender a cozinhar, encomendava livros de lamen do Japão e esperava chegar", afirma. "Não quero ir a todas as cidades e provar a mesma porcaria. Se um teste cego fosse feito, a pessoa não faria a menor ideia de onde diabos é aquela comida."
Em um festival no Texas, Chang apontou outro "problema" da web: "Há provavelmente dez sites sobre as melhores casas de lamen no mundo... Isso é fantástico, mas prejudica o aspecto demográfico da culinária. Não há luta, e creio que seja importante no processo criativo que você aceite que terá de passar por algum confronto".
Apesar de criticar a internet, o chef sonha com uma plataforma que combine sistemas de reserva, ponto de venda e estoque.
Ele chegou a estudar como implementar a ideia, mas era caro demais. A primeira aventura real dele na tecnologia foi influenciada pela rede de fast food Taco Bell, dona de aplicativo que permite que o cliente peça comida antes de chegar e receba um taco ao entrar no restaurante. "Eu adoraria que o Momofuku tivesse algo assim em dois anos. Você chega, sem fila, se acomoda e começa a comer."
Enquanto isso, Chang testa a ideia no Fuku, casa de sanduíches de frango que anunciou há poucos dias --ele lançará um app que segue linha semelhante à do taco Bell.