Foco
Marca de uísque é acusada de racismo em rede social
Uma propaganda da marca de uísque Johnnie Walker sobre o Dia da Consciência Negra provocou mensagens de protesto na página da empresa no Facebook.
Agora, seguidores da marca na rede social acusam a empresa de promover o que supostamente tentava combater com a propaganda: o racismo.
Na quarta (19), o perfil da Johnnie Walker publicou uma fotografia de um homem negro. Sobre a imagem, foi escrita a palavra "branco."
Na parte de baixo, a seguinte frase: "E você, ainda deixa usarem sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando? #vocefazofuturo."
O post, curtido por 27 mil pessoas e compartilhado 2.000 vezes, gerou debate na seção de comentários. Grande parte deles reclama que, com a frase, a empresa culpa os negros pelo racismo.
"Quer dizer que agora a culpa da opressão é do oprimido?", questionou uma leitora. "Vocês ainda deixam? Não, não deixamos, nossa luta para que nossa origem seja respeitada é diária", escreveu outra seguidora.
Fãs da marca alegaram que os críticos não entenderam a mensagem. "Não estão dizendo que os negros colocam obstáculos em sua própria existência, e sim que os negros não podem deixar que os outros coloquem obstáculos, entende?", diz um defensor.
A Folha tentou falar com a Johnnie Walker por telefone, e-mail e mensagem pelo Facebook. Não houve resposta até a conclusão desta edição. Na própria rede, a marca respondeu às críticas:
"Johnnie Walker sente que o post acima tenha sido interpretado de maneira ofensiva e reforça sua posição de respeito a todas as raças. Isso prova que o racismo é um tema que merece ser debatido de forma séria e respeitosa por todos até que seja uma coisa do passado."