Texto nota mil cita 'Peppa' para falar de publicidade
No Enem, jovem relacionou personagem a riscos dos anúncios para crianças
Estudante gaúcha está entre os 250 no país que conseguiram a pontuação máxima na dissertação de 2014
Mesmo com a correria típica do ano de formatura no colégio e as aulas do cursinho pré-vestibular, Larissa Freisleben, 18, não abandonou a prática de balé.
Segundo a jovem de Farroupilha (a 91 km de Porto Alegre), uma entre 250 estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem, a dança ajuda na concentração.
Mas o hábito de leitura foi determinante para seu bom desempenho na prova.
"Leio de tudo, de livros mais bobinhos a clássicos e filosofia", conta ela, que prestará vestibular para direito.
Larissa gostou do tema, sobre publicidade infantil, e diz que já tinha lido textos a respeito. "Gostei mais do que o tema anterior [lei seca]. Consegui ter argumentos para essa proposta", afirma.
Na redação, a estudante citou o exemplo da influência do desenho "Peppa Pig", exibido no Brasil no canal Discovery Kids, porque notou que primos imitavam a personagem e pediam os produtos licenciados de presente.
"O texto apresenta exemplificação, domínio da norma culta, conceitos de várias áreas [resgate histórico] e proposta de solução viável e concreta", analisa Geneviève Faé, 29, professora de redação em um cursinho de Caxias do Sul, cidade vizinha na qual Larissa estuda.
Os 250 candidatos que tiraram a nota máxima na redação fazem parte de um universo de 6,2 milhões de pessoas que fizeram a prova. Outros 530 mil receberam nota zero, a maior parte (53%) por entregar a prova em branco.