Outro lado
Hospitais negam privilégios a clientes privados
Os hospitais citados negaram diferenças no atendimento a pacientes da rede pública e de planos de saúde.
Em nota, o Hospital das Clínicas da USP afirma que cerca de 5% dos atendimentos ocorrem via convênio com os planos, e a verba é revertida "em benefício dos usuários do SUS, ajudando a minimizar o problema de subfinanciamento da saúde no país".
A nota diz ainda que "todos os atendimentos, via SUS ou convênio, são realizados pelas mesmas equipes clínicas, nos mesmos equipamentos, não havendo variação no padrão de atendimento".
Posição semelhante tem o Hospital São Paulo, que afirma que cerca de 6% dos leitos e 1% dos atendimentos em salas de ambulatório são para pacientes de planos.
E diz que, apesar de ter equipes e locais específicos para pacientes de planos, "suas instalações atualmente são de qualidade igual ou até mesmo inferior às destinadas ao SUS, e diferem apenas na possibilidade de opção por quartos privativos".
O Hospital das Clínicas de Porto Alegre diz que não foi notificado da decisão.