MEC quer expandir pós entre docentes da educação básica
Hoje, 3 a cada 10 professores das redes pública e privada fizeram um curso após a graduação; meta é chegar a 50%
Ensino médio concentra o maior número de títulos de doutor; pós lato sensu predomina no ensino fundamental
Do total de 2,2 milhões de professores em sala de aula nas escolas do país, 682,3 mil retomaram os estudos após concluir a graduação.
Hoje, três de cada dez docentes das redes pública e privada fizeram especialização, mestrado ou doutorado. Até 2024, a meta é chegar a 50%, como prevê o PNE (Plano Nacional de Educação).
A grande maioria desses professores optou pela pós lato sensu (curso de especialização que não dá título de mestre ou doutor) e atua no ensino fundamental, segundo dados do ano passado coletados pelo Inep (instituto do Ministério da Educação).
O ensino médio concentra o maior número de docentes com título de doutor (ao todo, são pouco mais de 6.000). O índice de professores com pós vem crescendo nos últimos anos, mas em ritmo lento: em 2008, o percentual era de 25,2%. Em 2011, 27,18%.
A expectativa é que os números aumentem a partir de agora, afirma o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palacios.
Para isso, ele aponta dois fatores: a expansão no país de mestrados profissionais, de menor duração (um a dois anos), e parceria com instituições de ensino para que cursos de formação continuada tenham a carga horária aproveitada numa futura pós.
É o caso, por exemplo, de curso dado a professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, programa do governo federal lançado em 2012. Essa é uma nova etapa do programa que está em estudo no MEC, a ser adotada a partir de 2016.
Formado em geografia, o professor Paulo Martins, 35, argumenta que a rotina em sala de aula muitas vezes "engessa" as possibilidades de o professor seguir os estudos.
Hoje, quase 44% dos professores da educação básica atuam em quatro ou mais turmas.
Após oito anos de experiência, ele fez mestrado em urbanismo e doutorado sobre o caráter social do manejo de águas pluviais urbanas.