Regras para agendamento e taxas variam
As secretarias estadual e municipal do meio ambiente, que gerem os parques públicos da cidade, informaram que há regras distintas para uso das áreas públicas para fins recreativos familiares e para eventos maiores --como casamentos e festas infantis com muitas pessoas.
Cada parque, porém, possui normas específicas, como materiais proibidos.
No parque Buenos Aires, que é da prefeitura, por exemplo, não é permitido o uso e a distribuição de balões, que podem representar perigo aos pássaros, e a instalação de tendas, mesas ou barracas nos gramados.
A atuação de bufês, a reserva de espaço e a decoração em festas particulares não são permitidas dentro de parques municipais, de acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que declarou que irá "reforçar a orientação aos administradores" das áreas.
Nas áreas verdes do Estado, como o parque Villa-Lobos, na zona oeste, a Secretaria do Meio Ambiente informou que eventos que demarquem área e necessitem de estrutura específica precisam ser agendados ao menos 30 dias antes.
Os interessados devem seguir um trâmite burocrático fornecido pelas administrações dos parques.
Dependendo da finalidade, não há cobrança de taxas.
AUTORIZAÇÃO
Já a Fundação Aron Birmann, responsável pelo parque Burle Marx, na Vila Andrade, zona sul, informou que qualquer evento precisa de autorização prévia.
As festas infantis são permitidas, desde que os contratantes se responsabilizem pela limpeza e sigam o regulamento interno.
As festas no local têm taxas de R$ 2.000 e R$ 8.000, dependendo do "impacto, data e horário" de cada evento.