Outro lado
Pista chega antes de urbanização, afirma CET
O diretor de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Tadeu Leite, afirma que as ciclovias chegam em alguns bairros periféricos antes de outras melhorias de infraestrutura.
De acordo com ele, na periferia há um deficit histórico de reformas, como em calçadas, que necessitam de soluções mais complexas.
Daí surgem alguns dos problemas encontrados pela reportagem, afirma ele.
Sobre as ruas esburacadas e com problemas de drenagem, a companhia afirma que faz os reparos na hora da implantação quando há risco para os ciclistas. Quando o caso é menos grave, as subprefeituras são notificadas.
No caso específico da avenida Bento Guelfi, a Subprefeitura de São Mateus diz que intensificará a limpeza. A manutenção acontece duas vezes por semana e será intensificada devido às chuvas.
Na ciclovia do Parque São Rafael, parte das vias já recebeu lâmpadas novas. Especificamente na rua Martim Soares Moreno, será avaliada a necessidade de instalação de novos pontos de iluminação.
Tadeu Leite, da CET, afirma que a pesquisa de origem e destino dos bairros não é a única base de decisão sobre onde vão ser implantadas as ciclovias. Entre outros critérios, são levados em consideração a ligação a pontos de interesse da população e os pedidos dos cidadãos.
Ainda há cerca de 150 km de novas vias que beneficiarão alguns bairros que não receberam ciclovias até o final da gestão Fernando Haddad, diz a companhia.
A CET afirma também estar trabalhando com um fabricante de tintas para desenvolver um material mais resistente. De acordo com a prefeitura, aumentaram as multas por desrespeito às ciclovias. As de estacionamento sobre a ciclovia subiram de 197, de janeiro a maio de 2014, para 784, no mesmo período deste ano. Já as multas por trafegar sobre a ciclofaixa passaram de 109 para 773.