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Leitora reclama de falta de transparência da empresa Gol
DE SÃO PAULO - A leitora Cleo Schmitt se queixa da política de cobrança de excesso de bagagem da companhia aérea Gol. Cleo afirma que, de acordo com a política da companhia, o valor do kg excedido deve ser de 0,5% do valor da tarifa mais cara do trecho.
"A cobrança não é transparente. Verifiquei o valor da tarifa máxima antes de viajar e encontrei valores em torno de R$ 700, o que equivaleria ao custo de R$ 3,50 kg/excedido", diz a cliente.
Segundo Cleo, a Gol cobrou R$ 330 para transportar uma mala de 22 kg, ao custo de R$ 15 cada kg excedido. Ela conta que pagou R$ 125 pela passagem do Rio de Janeiro para Porto Alegre. "Considero isso um abuso."
RESPOSTA A Gol informa que seus clientes têm direito a 23 kg de franquia de bagagem gratuita em voos nacionais, e que, após análise do caso, as taxas cobradas foram aplicadas corretamente.
QUEIXA: INATIVAÇÃO DE CELULAR
Linha de celular da Claro foi desligada após bate-boca com funcionário sobre lei da Anatel. A discussão era sobre cobrança de promoção sem solicitação do cliente. Operadora pediu cinco dias úteis para normalizar a linha. (Rogério Wendel Miguel)
RESPOSTA DA CLARO
Informa que falou com a mulher do reclamante, reativou a linha e ajustou o saldo.
QUEIXA: PROBLEMA NA ENERGIA
Solicitação à Cemig (Companhia Energética de MG) de religação da energia elétrica para poder trabalhar não obteve resposta. Já tentou via SAC e pela ouvidora, inclusive com envio de documentação. (Valcides da Silva Costa)
RESPOSTA DA CEMIG
Diz que entrou em contato com o cliente e orientou apresentar documentação em agência.
QUEIXA: MULTA INDEVIDA
CET multa cliente às 6h na zona leste, local onde não esteve naquela manhã. A punição trata de deslocamento em faixa exclusiva de ônibus. Apelação por recurso demorou três meses para obter resposta de que foi indeferida. (Milton Blaser)
RESPOSTA DA CET
Afirma que a infração foi mantida por falta de documentação que comprove isenção.
QUEIXA: REEMBOLSO DE PASSAGEM
Cancelamento de passagens não gerou reembolso. Segundo cliente, lei estabelece máximo de 5% de penalidade sobre o valor do bilhete. Para o reclamante, na informação do site também falta clareza. (Eduardo Gomes Ecard)
RESPOSTA DA TAM
Diz que não será possível o reembolso porque as passagens são promocionais.