Redução no eixo norte-sul elevará percurso em 5 min
Trafegar pelo corredor norte-sul de ponta a ponta vai demorar cinco minutos a mais a partir desta terça-feira (1º), com o início dos novos limites de velocidades.
A máxima permitida vai cair de 60 km/h para 50 km/h nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Washington Luís, Interlagos e no túnel do Anhangabaú.
No trecho entre o centro e o aeroporto de Congonhas, formado pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães, passará de 70 km/h para 60 km/h.
A demora extra de cinco minutos deve valer mais para os horários de menor movimento, quando os carros conseguem circular perto do máximo permitido.
Sem congestionamentos, a rota de 27 km pode ser feita em cerca de 25 minutos. Respeitando os novos limites, passará a levar meia hora.
BANDEIRANTES
Entre elogios e queixas, os motoristas que passaram pela avenida dos Bandeirantes nesta segunda-feira (31) tiveram de se adaptar à nova velocidade de 50 km/h. Antes, o limite era de 60 km/h.
O empresário Igor dos Santos, 29, critica o limite e diz temer que o trânsito fique ainda mais truncado. "Acho péssimo. Estar a 60 km/h é uma boa média, 50 km/h gera trânsito. Principalmente perto do aeroporto. Antes dava para acelerar ali, mas agora não. Vai ficar mais lento."
A impossibilidade de andar mais rápido à noite ou fora do horário de pico, quando as vias ficam livres, também causa irritação.
O zelador Antonio Wilson da Silva, 47, afirma que dirigir a 50 km/h à noite pode favorecer a ocorrência de assaltos. "Tem que ficar devagar com a pista livre, sem segurança, com medo."
Já a professora universitária Sheila Furquim, 42, acredita que vale a pena demorar um pouco mais para chegar ao seu destino se for para diminuir os acidentes.
"Se essa mudança está apoiada em dados técnicos, como parece ser o caso, eu acho válido. Passo aqui todos os dias e, ao menos uma vez por semana, vejo um motociclista acidentado. Se a medida for valer uma vida, já me é suficiente", diz.
O funcionário público Cláudio Pastor, 50, acha que haverá benefícios até no trânsito. "Com a velocidade reduzida, o trânsito ainda flui. Se houver um acidente, por exemplo, atrapalha muito mais", afirma.