Outro lado
Critérios de ciclovia são técnicos, diz prefeitura
Gestão Haddad repudia 'qualquer insinuação' de que a rota atenda interesses familiares de qualquer autoridade
A gestão Fernando Haddad (PT) diz repudiar "qualquer insinuação" de que a rota da ciclovia implantada na zona sul de São Paulo "atenda interesses privados ou familiares de qualquer autoridade".
Segundo a prefeitura, os critérios adotados foram técnicos e Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes, não acompanhou a implantação dessa ciclovia e desconhece o estudo com traçado diferente feito em 2012.
O trajeto demarcado pela CET em 2014, diz a gestão, levou em consideração principalmente "a conexão com outros meios de transporte".
Segundo a prefeitura, a rota implantada desvia de interferências locais, como linhas de ônibus, e permite conexão direta com a estação Granja Julieta da CPTM.
A gestão diz que a proposta anterior não previa essa ligação com a parada de trem, embora fosse em linha reta.
Esse traçado anterior passava por imóveis da família Tatto, onde funcionam um bar, uma empresa de serviços administrativos, dois escritórios de contabilidade e um de certificação digital.
O novo traçado, ainda segundo a prefeitura, valoriza a conexão com os bairros Alto da Boa Vista e Chácara Santo Antônio e cruza avenidas importantes como Santo Amaro, Adolfo Pinheiro e Vereador José Diniz, além do parque Severo Gomes.
O desvio para a rua Fernandes Moreira, de acordo com a gestão Haddad, foi necessário para evitar interferências da rua Alexandre Dumas –como linhas de ônibus e equipamentos de saúde.
A prefeitura diz ainda que a rede cicloviária foi apresentada publicamente em reuniões do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e do Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente e que todas "tiveram a participação de membros do governo municipal e sociedade civil".
Segundo a gestão, outras ruas que receberam ciclovias passaram reformas no asfalto, poda de árvores e operação tapa buraco.
A CET afirmou que pode fazer, se for necessário, mudanças no trajeto de qualquer ciclovia, incluindo a da Alexandre Dumas, que custou cerca de R$ 430 mil.