Entrevista
'Reduzir os ciclos permitirá gestão melhor da escola'
O secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, afirma que a redução da quantidade de ciclos de ensino nas escolas da rede estadual permitirá uma administração "mais focada" e vai viabilizar uma melhor formação dos professores.
Leia trecho da entrevista concedida à Folha.
-
Folha - Qual o motivo de mudar as escolas?
Herman Voorwald - Há uma crescente diminuição do número de alunos. Um dos motivos é a municipalização, que ainda não foi concluída, mas levou à migração de 60% dos alunos dos anos iniciais do ensino básico. Segundo, a diminuição da taxa de natalidade, que consequentemente diminui o número de alunos. E, terceiro, a melhoria da condição financeira das classes, nos últimos anos, que levou à migração de alunos para a rede privada.
Qual é o objetivo?
Com a ociosidade na rede, temos a possibilidade de separar os ciclos para que as crianças estejam em uma escola em que o projeto pedagógico e o entorno favoreçam o que chamamos de tempos e espaços apropriados para aquela faixa etária e ciclo de aprendizagem. E, é minha grande prioridade, para que os jovens do ensino médio tenham a possibilidade de estar em uma escola que induza a construção do seu projeto de vida e a busca por uma condição diferente com o ingresso na universidade.
Qual o benefício de ter escolas com ciclo único?
O Inep [instituto de pesquisa federal] soltou um relatório neste ano mostrando que as escolas que têm mais ciclos têm dificuldade de gestão e performam em torno de 10% a menos do que as escolas com ciclo único. Dados de avaliações da secretaria mostram que a presença do professor efetivo na escola é importante no sentido dos melhores resultados no processo de aprendizagem, em torno de 20%. Diminuir o número de ciclos na unidade escolar permite uma gestão mais eficiente, o professor efetivo pode completar a jornada em uma escola só.
Mas e quem não gostar?
Não há mais como, com uma condição de queda de alunos, de não ter o entendimento que se precisa construir o espaço adequado para ele aprender. Como há possibilidade física de viabilizar, temos que viabilizar em benefício do estudante. É ele que tem que ser o foco dessa movimentação toda.
Alguma escola vai fechar?
Depende da validação dos dirigentes. Há possibilidade, mas não abro mão de que esse espaço seja utilizado para a educação, com creche, ensino integral ou uma escola técnica.