Especial Carreira Executiva
Trace seu plano
Executivo precisa se concentrar no que causa mais impacto, além de fugir dos clássicos 'vilões da produtividade'
Responder a e-mails, atender telefonemas, participar de reuniões, gerenciar o trabalho da equipe, falar com parceiros e clientes e, também, ter tempo para pensar em estratégias. A lista de tarefas de um executivo é enorme, por isso é essencial que ele planeje seu tempo.
"As pessoas não veem um tempo como um recurso. Ele deve ser pensado, assim como o gestor pensa no pessoal e na questão financeira", afirma Carlos Alberto Martins, coordenador do curso de administração do tempo da FGV-Cademp.
Uma pesquisa feita por ele com cerca de 800 executivos mostrou quais são os principais desperdiçadores de tempo. Falar muito ao telefone, reuniões intermináveis ou não saber delegar tarefas estão entre os problemas apresentados.
O primeiro passo é definir quais atividades são mais importantes e quais são secundárias -isso é importante inclusive para que a equipe saiba qual é o foco da empresa.
Antonio Carlos Soares, presidente da empresa que produz o aplicativo de produtividade Runrun.it, diz que os profissionais devem se concentrar mais no que tem mais impacto para a organização. "Não é entregar mais itens, mas, sim, aqueles que têm mais relevância. Você precisa de um trabalho de alinhamento e de disciplina para identificar quais são as prioridades", afirma.
Samir Aziz, cofundador e diretor de marketing da loja on-line de peças Itaro, faz esse planejamento dele mesmo e de sua equipe.
"Mensalmente definimos os projetos nos quais vamos nos concentrar", afirma Aziz. A partir daí, ele usa uma técnica conhecida no mercado como OKR (sigla para objetivos e resultados-chave, em inglês), que é utilizada em empresas de tecnologias como a Intel e o Google.
O método OKR estabelece que o gestor defina objetivos para a equipe ou cada profissional. Essas metas devem ser quantificáveis, para que sua progressão possa ser acompanhada.
Com esses dados, Aziz, da Itaro, traça os objetivos diários, semanais e mensais que devem ser cumpridos por ele e sua equipe.
"O tempo está cada vez mais precioso", diz Fernando Guntovitch, presidente da agência de marketing The Group. Como é contratado para produzir eventos que, muitas vezes, precisam ser organizados em 24 horas, ele criou técnicas para gerenciar o tempo.
Ele autorizou funcionários a fazer a sua própria rotina, desde que mostrem resultados. Para fugir do trânsito, por exemplo, alguns preferem trabalhar de casa de manhã e chegam mais tarde ao trabalho. "Por mim, ok, desde que a pessoa faça seu trabalho", afirma.
Ele afirma que o importante é ter foco. "Quando estou trabalhando, não paro para jogar um jogo, para falar com os amigos no WhatsApp. Quando estou com meus filhos, estou com eles. Se você administra bem, dá para criar esse balanço", afirma.
Diariamente ele faz uma agenda com as tarefas que precisa realizar. Quando está parado no trânsito, indo ao trabalho, aproveita para fazer as ligações que precisa. "É uma forma de ganhar tempo."
Pensando em fazer o dia render mais, Antonio Pina, diretor de tecnologia e operações da Mandic, implementou uma série de medidas dentro da empresa de TI.
Entre elas, estabeleceu um limite para as reuniões. "Depois que dá o tempo, eu corto, mesmo se a pessoa está no meio da frase."
Resposta por e-mail também só pode ser feita uma vez -se o tema exigir mais do que isso, um telefonema é mais indicado. "Você bota a mão no telefone, liga e combina tudo", explica.
"Muitos e-mails são inúteis. A pessoa só quer mostrar que está trabalhando."