Batalha animada
Produtoras de 'Toy Story' e Frozen' disputam para lançar os melhores filmes e conquistar o público
Filmes de animação sempre aparecem na lista das maiores bilheterias nos cinemas. Em 2014, cinco animações ficaram entre as 20 produções que venderam mais ingressos em todo o mundo.
Por causa disso, as grandes produtoras têm muito interesse por esse tipo de filme. E não é só por causa dos milhões que vêm dos cinemas.
As animações também vendem muitos DVDs e Blu-rays, e uma série de produtos (cadernos, fantasias etc.) que têm a ver com os personagens.
Foi pensando nisso tudo que o grupo Disney comprou, em 2006, o estúdio Pixar, especializado em animações digitais, como "Toy Story" (1999) e "Procurando Nemo" (2003).
Uma curiosidade: um dos fundadores da Pixar foi Steve Jobs, o mesmo que criou a Apple, empresa que fabrica o celular iPhone.
A Disney ganhou um belo reforço com a compra do estúdio de Jobs, mas continuou com a sua própria divisão de animação (de onde saíram clássicos como "Branca de Neve" e "A Bela Adormecida").
Nos últimos anos, quem se mostrou mais criativa foi a "velha" Disney, com sucessos como "Frozen" (2013) e "Operação Big Hero" (2014).
A Pixar fez sequências (como o terceiro "Toy Story", de 2010) e filmes com personagens antigos (como "Universidade Monstros", de 2013).
"Divertida Mente" mostra que a Pixar voltou a ser o que era: um estúdio de ideias novas e filmes que surpreendem.