Crítica cinema/drama
Longa desperdiça ideia engenhosa sobre crise de identidade e solidão
Em 'O Vendedor de Passados', inspirado em romance de Agualusa, Lázaro Ramos cria novas vidas para frustrados
Drama com alguma dose de suspense, "O Vendedor de Passados" é uma adaptação livre do romance homônimo do escritor angolano José Eduardo Agualusa.
A figura central é Vicente (Lázaro Ramos), que se dedica a uma atividade inusitada: forjar passados verossímeis a uma clientela geralmente solitária, que assim pode "superar" antigas frustrações e ganhar autoconfiança.
AO GOSTO DO FREGUÊS
A partir de fotografias antigas, que manipula no computador, Vicente cria histórias de vida ao gosto de cada freguês.
Mesmo parecendo um disparate, o argumento tem interessantes possibilidades dramáticas e um grande potencial crítico em relação a fenômenos contemporâneos, como a sociedade do simulacro, do culto à aparência como representação.
A vida de Vicente muda quando uma mulher esquiva, enigmática (Alinne Moraes), lhe pede que invente um passado partindo do zero, sem qualquer restrição e com apenas uma exigência: que tenha cometido um crime. Ela não dá qualquer explicação a Vicente, nem mesmo seu nome.
Essa excessiva liberdade para criar atrapalha Vicente, que demora mais do que o normal para realizar o trabalho. Ao mesmo tempo, a aura de mistério que cerca a moça --que ele resolve chamar de Clara, contraposição bem-humorada às sombras que a rodeiam-- acaba fascinando o rapaz, que se envolve com ela.
Por outro lado, Vicente também sofre do mesmo tipo de angústia existencial de seus clientes. Filho adotivo, sua origem é misteriosa.
SIMULACROS
As explicações que sua mãe lhe dá --baseadas em imagens de uma fita de vídeo-- podem muito bem ser uma manipulação.
Isto levanta um problema. Todos os personagens parecem simulacros, desconfiamos de todos. Se tudo é manipulação, onde está a verdade? Pior: para que serve a verdade?
Essas perguntas ficam sem resposta, pois o roteiro se perde, não aprofunda nada, revelando-se muito abaixo das possibilidades abertas pelo argumento.