Depoimento
Em seu design, De Groot une ciência e elegância
Conheci Luc(as) de Groot em 1993, quando ele desenhava sua primeira família, a Folha Serif. Foi empolgante conversar com outro designer de fontes, mas não imaginava estar diante do mais obsessivo detalhista da nossa área.
Ele desenvolveu um modelo matemático que o levou a criar a superfamília Thesis, com um número absurdo de variantes, pesos e estilos, que permite escrever em dezenas de línguas.
Seu lado científico convive com um artista que desenha letras esguias, de enorme elegância e originalidade. Ele é capaz de projetar tipologias finas como fios de cabelo, ultra bolds de cem toneladas, e ambas pertencerem claramente à mesma família.
Essa característica pode ser vista também na fonte Taz. Criada para substituir a Futura Bold Condensed em um grande jornal alemão, tem um desenho compacto que remete à fonte original. Mas observando os outros pesos (light, regular, bold, etc.) surgem detalhes de construção que garantem uma personalidade própria.
Porém, a joia da produção deste holandês é a fonte Calibri. Nenhuma qualidade técnica ou de estilo ofusca sua importância histórica. Em 2007, ela substituiu a venerável Times New Roman no editor de textos Word e a execrável Arial no PowerPoint e no Excel.