Foco
Bikes crescem, aparecem e roubam os holofotes nos estandes das montadoras
Produzir bicicletas sempre foi uma atividade pouco divulgada pelas fabricantes de carros, mas o Salão de São Paulo mostra que o aumento da visibilidade desse meio de transporte está mudando as apostas das montadoras.
No estande da VW, a bandeira da mobilidade limpa pega carona em uma bike ligada a um dinamômetro. Ao longo de quase dois minutos pedalando (forte), uma câmera tira quatro poses de foto do esbaforido ciclista. A imagem impressa é entregue automaticamente ao visitante.
A marca alemã apresenta também dois modelos de bicicleta estilo mountain bike, feitas de alumínio. A versão aro 26 pesa 13,5 kg e traz câmbio de 27 velocidades.
Na Ford, o visitante pedala para ganhar pontos após retirar um cartão de controle. Com mais de 800 pontos acumulados nas atrações interativas, o participante pode pegar brindes no estande.
Já a GM aproveita o salão para lançar suas bicicletas, que estão expostas na Fanstore. São dois modelos de alumínio: uma mountain bike de aro 27,5" e uma dobrável de aro 20", ainda sem valores definidos.
Na Peugeot, um hatch 208 com rack de teto mostra a bike híbrida da marca, a AE 21. Trazida da Europa, a bicicleta traz um motor auxiliar elétrico e é dobrável. A empresa faz um teste de popularidade (e aceitação) do modelo durante o Salão.