Gol quer melhorar informação ao passageiro
Aérea envia por SMS situação do voo, portão de embarque e até cancelamento
Melhorar a informação dada aos passageiros é uma das metas da Gol, disse à Folha o presidente da companhia aérea, Paulo Kakinoff, ao fazer um balanço de 2014.
A empresa implantou neste mês um sistema pelo qual passageiros recebem por SMS status do voo em ocasiões diferentes, para que ninguém perca o voo. Quem compra a passagem recebe um e-mail no qual o serviço é oferecido.
"Remarcar o voo não é bom nem para a empresa nem para o passageiro", disse. Quando o passageiro é colocado em outro voo que não o dele, afirma, acaba a possibilidade de venda daquele assento.
Segundo Kakinoff, 20% dos passageiros da Gol estão usando o serviço.
Funciona assim: 24 horas antes do voo, a Gol informa horário de check-in e do embarque, além de link para fazer o check-in on-line.
Meia hora antes da partida, o passageiro recebe SMS com status do voo, horário e portão de embarque.
Se o voo for cancelado ou alterado, o passageiro recebe, entre seis horas e meia hora antes da partida, informações sobre a nova previsão de partida ou reacomodação --colocar o passageiro noutro voo é exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Essa medida preenche uma lacuna alvo de reclamações dos passageiros --a falta de informação prestada pelas companhias aos clientes, especialmente quando há atrasos ou cancelamentos.
"Nenhuma empresa atrasa voo porque quer. O atraso nos faz perder dinheiro", disse Kakinoff.
Assim que o voo chega, a Gol envia outra mensagem com horário do pouso e terminal de desembarque.
Há também a possibilidade de se cadastrar no site da Gol, na seção "status do voo". A TAM tem serviço similar.
'MELHOR TARIFA'
O executivo disse ainda que 2014 consolidou a transição do modelo da Gol de "low cost--low fare" ("baixo custo--baixa tarifa"), que fez a fama da empresa, para "low cost--best fare" ("baixo custo--melhor tarifa").
A mudança se deu pela maior atenção aos passageiros corporativos. Passou pela adoção da venda a bordo nos voos da empresa e pela ampliação do espaço entre as poltronas, o que tornará nos próximos meses 100% da frota categoria "A", a melhor de acordo com divisão da Anac.
A reconfiguração começou em fevereiro, com a redução do número de assentos nos Boeings 737-700 (de 144 para 138 lugares) e 737-800 (de até 189 lugares para 177).
Kakinoff não comentou a situação financeira da empresa para o próximo trimestre em razão do período de silêncio que antecede a divulgação de resultados. No terceiro trimestre, a Gol registrou prejuízo de R$ 245,1 milhões.