Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
Rede de hotéis do RS entra no segmento econômico
Sete meses após anunciar sua entrada no mercado hoteleiro de luxo, a rede gaúcha Intercity lança uma bandeira para participar do segmento econômico, a Hi.
Com a marca nova, a empresa passa a atuar em todos os mercados do setor --a bandeira Intercity, de 'midscale", voltada para executivos, é a mais antiga.
Dois empreendimentos de perfil econômico já foram negociados. Eles terão 200 quartos cada um, serão construídos no interior de São Paulo e demandarão, juntos, cerca de R$ 110 milhões.
"O padrão deles será bom, mas serão econômicos na parte de serviços. Não terão carregadores de malas, restaurante nem salão de eventos, apenas sala para reuniões", afirma o fundador da rede, Alexandre Gehlen.
O projeto da companhia prevê a instalação de até 30 hotéis da marca no país. Cidades com mais de 300 mil habitantes são as que têm potencial para receber uma unidade, afirma o empresário.
No segmento superior, a Intercity prepara o lançamento de sua segunda unidade -- a primeira está em fase de obras no Rio de Janeiro. O novo empreendimento será construído em Porto Alegre.
"O investimento será similar ao do Rio [de R$ 120 milhões], mas irá ao mercado imobiliário [cotas serão comercializadas]", diz Gehlen.
A rede planeja inaugurar dez hotéis neste ano e outros 15 em 2016. Hoje, são 27 em operação em 18 cidades.
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confiança em cheque
A parcela de consumidores brasileiros que afirmam que a situação econômica do país é boa foi de 22% em dezembro, a menor entre os Brics, segundo pesquisa da Ipsos.
A África do Sul foi o país do bloco que mais se aproximou do Brasil, com 23%. Em seguida, ficou a Rússia, com 36%. As populações da China (71%) e da Índia (81%), no entanto, estão otimistas.
A média de confiança entre os 25 países analisados foi de 39%. Entre os mais confiantes, apareceram Arábia Saudita (84%) e Egito (78%).
No lado oposto do ranking, ficaram Itália (7%), França (7%) e Espanha (9%).
A pesquisa mostra ainda que, apesar do pessimismo entre os brasileiros, 57% da população acredita que a economia da região onde mora irá melhorar nos próximos seis meses, o segundo melhor índice do levantamento.
Em primeiro lugar, ficou a Índia, com 65%. Em último, a França (4%). Nesse quesito, a média entre todas as nações pesquisadas foi de 24%.
Ao todo, 18.035 pessoas foram entrevistadas.
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Timberland vai acelerar abertura de lojas no Brasil
Após fechar 2014 com duas novas lojas no país, a Timberland quer ampliar seu plano de expansão neste ano.
Serão inauguradas entre cinco e sete unidades no Brasil. A rede ainda não divulga as cidades que receberão novos pontos, mas antecipa que há grande potencial no interior de São Paulo.
"Apesar de o cenário econômico não ser muito positivo, ainda temos bastante espaço para crescer no país", diz Fábio Leite, diretor da Alpargatas, que detém as operações da marca no Brasil.
Hoje, são 18 unidades da Timberland, sendo 11 franquias, em funcionamento em oito Estados.
A decisão de expandir de forma mais ativa ocorreu após uma revisão nos formatos de franquias da marca em 2013, que reduziu o tamanho mínimo de novas lojas.
"Ainda serão abertos pontos grandes, mas agora o franqueado também tem a opção de abrir um compacto, que, dependendo do local, pode funcionar melhor e trazer maior capital de giro."
O investimento médio em uma loja da Timberland é de R$ 450 mil, não incluindo o ponto comercial.
Richards e North Face são as principais concorrentes da marca norte-americana.
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VENDA PARA PEQUENOS
A Brasil/CT, empresa de tecnologia para o comércio, fechou um contrato com a Disney para a operação do sistema de e-commerce da marca americana que atenderá o varejo no país.
A empresa ficará responsável pela venda on-line e distribuição de produtos licenciados, sobretudo para pequenos e médios lojistas.
"Comerciantes de menor porte nem sempre conseguem comprar em quantidade grande, conforme exigem os fabricantes", afirma o CEO, Marcos Wettreich.
"A ferramenta permitirá uma flexibilização maior na fragmentação de pedidos."
Em nota, a Disney informou que o canal traz uma "solução de acesso e logística" para a comercialização dos produtos da marca.
Com três centros de distribuição em Barueri (SP), a Brasil/CT também é responsável pelo e-commerce de outros companhias, como Avon e Kopenhagen.
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Benefício... A Mastercard fechou uma parceria internacional com o programa LoungeKey e oferecerá acesso a 500 salas vip para usuários do cartão Mastercard Black.
...no cartão A partir desta terça-feira (20), os clientes da marca terão acesso a espaços em locais como os aeroportos de Nova York, Miami, Paris, Londres e Dubai.
Comida... A Vapza, empresa de alimentos a vapor embalados a vácuo, com sede no Paraná, investirá R$ 12 milhões em sua expansão neste ano. Os recursos serão usados em novos equipamentos e no desenvolvimento de produtos.
...a vácuo O grupo fechou no fim de 2014 contratos para venda em Portugal, Bélgica e Estados Unidos. Também no ano passado, a marca já havia ingressado nos mercados de Colômbia e Japão. A empresa cresceu 15% no período.