Mercado de veículos em 2014 encolhe só no Brasil e na Rússia
Levantamento aponta que vendas internas cresceram em 8 dos 10 primeiros do ranking
Brasil mantém a quarta posição, atrás de China, EUA e Japão, apesar da queda de 6,9% nos licenciamentos
Enquanto países que começam a emergir de crises vultosas apresentaram crescimento na vendas de veículos em 2014, o Brasil engatou a marcha a ré.
De acordo com dados divulgados nesta quarta (28) pela consultoria Jato Dynamics, entre os dez maiores mercados consumidores de autos no mundo, apenas o nacional e o russo registraram queda em 2014 na comparação com o ano anterior.
Os licenciamentos de carros de passeio e comerciais leves recuaram 6,9% no Brasil. Nos Estados Unidos, houve alta de 5,3%. Outro mercado que mostrou estar em recuperação é o britânico, com crescimento de 10,3%.
A retração brasileira só não é maior que a da Rússia: o país europeu vendeu 10,5% menos em relação a 2013 e terminou em oitavo lugar. Dos mercados pesquisados, somente a Índia não mostrou alterações em seus números ante o ano anterior, mantendo a sexta posição.
Apesar do resultado ruim, o Brasil permaneceu no quarto lugar entre os maiores do setor automotivo pelo quinto ano consecutivo, à frente da Alemanha.
A liderança é da China: o país asiático comercializou 21 milhões de unidades --um aumento de 8,8% em comparação a 2013. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto nos demais países os números englobam também os comerciais leves.
DEPENDÊNCIA
A posição brasileira torna-se desconfortável diante da forte dependência do mercado interno. A queda nas vendas reverte-se em aumento de estoques e paralisações nas linhas de produção, que tornaram-se comuns no setor.
Em 2014, a produção de veículos no país caiu 15,3%, de acordo com a Anfavea (associação nacional das montadoras). No total, foram fabricados 3,15 milhões de unidades no país.
No mesmo ano, houve recuo de 40,9% nas exportações em comparação a 2013, fato que dificulta o escoamento da produção.
Com a ajuda do dólar alto, algumas empresas do setor ensaiam a retomada da venda de carros ao exterior. É o caso da Fiat, que, após três anos, voltou a enviar veículos para o México.
Apesar disso, a Anfavea acredita que o crescimento das exportações será de apenas 1% em 2015, chegando a cerca de 370 mil unidades.
A Jato Dynamics também avaliou o desempenho das marcas. A Toyota fechou 2014 na liderança (6,38 milhões de carros de passeio e comerciais leves vendidos), mesmo com leve queda de 0,6% em relação a 2013.
Apesar do lucro recorde anunciado em 2014, a empresa japonesa não vê um mercado muito favorável em 2015 e projeta queda de 1% influenciada pelas fracas vendas no Brasil e no Japão.
Em segundo lugar aparece a VW ( 6,02 milhões), seguida pela Ford (5,4 milhões).