Jornal segue líder como o meio de maior credibilidade
Mídias sociais são alvo de desconfiança
A credibilidade do noticiário veiculado nos meios de comunicação aumentou no último ano, de acordo com pesquisa feita pelo Ibope para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Os jornais se mantêm na liderança como o meio mais confiável: 58% confiam muito ou sempre (ante 53% no ano anterior). TV e rádio vêm em seguida, com 54% e 52%. Em contrapartida, a desconfiança segue alta em relação a algumas mídias: 71%, 69% e 67% confiam pouco ou nada no que leem, respectivamente, em redes sociais, blogs e sites.
A TV segue como a mídia mais popular --95% dos brasileiros têm acesso a ela. Em seguida vem o rádio, com 55%. Quase a metade dos brasileiros usa a web (48%), enquanto a penetração dos jornais é de 21%. Apesar da fatia menor, a mídia impressa (jornais e revistas) foi apontada como aquela em que há maior nível de atenção exclusiva.