Análise
Bebida de qualidade gera lucro e é caminho sem volta
O horizonte para o cafeicultor é um produto que gere uma bebida de qualidade. Diminuiu o espaço para o chamado café "commodity", que cada vez mais é menos aceito no mercado, além de não dar receitas para o produtor.
Os números da evolução do consumo indicam essa preferência do consumidor. A expansão da demanda dos cafés especiais --os mais bem cuidados, desde o cultivo, a colheita até a preparação da bebida-- é de 15% anuais. Já os tradicionais têm evolução próxima de 2% ao ano.
O Brasil, maior produtor mundial de café e sempre visto como um país que perseguia pouco a qualidade, começa a mudar.
Ao menos 25% das exportações já são consideradas como cafés diferenciados e, portanto, com mais qualidade, apontam dados do Cecafé (entidade dos exportadores).
Internamente, o consu- midor também adere cada vez mais ao café com qualida- de. Os dados mais recentes da Abic (que representa as indústrias do setor) indicam que 84% dos consumido- res brasileiros ainda tomam o café filtrado, mas que 4% já utilizam as monodoses ou cápsulas.
A saída para os produtores, portanto, é investir nos cafés de qualidade. Não menos importante, no entanto, é abrir canais de venda para que ele seja remunerado conforme o valor do produto.
O mercado de café evoluiu muito, tanto no exterior como no Brasil. A bebida deixou de ser feita só no coador, passou por cafeterias de luxo, por máquinas em bares e restaurantes e, agora, volta-se cada vez mais para o lar, principalmente com as monodoses e as cápsulas.
Embora as cápsulas apenas estejam chegando ao Brasil, algumas empresas já investem pesado em busca do novo passo para a preparação dessa bebida.
A opção do consumidor por um produto com mais qualidade deve auxiliar, também, o aparecimento de novas pequenas empresas no país voltadas para esse setor.
Nos últimos anos, houve uma grande concentração na industrialização e na distribuição de cafés, principalmente quando se trata de marcas nacionais.
Esse ambiente de café com qualidade permite às pequenas indústrias disputar mercados regionais, inclusive com monodoses ou cápsulas.
Até exportadores, que têm uma variedade de cafés especiais nas mãos, já sinalizam para a abertura de pequenas empresas para oferecer esse produto diferenciado.
A busca pelo café de qualidade é um caminho sem volta, principalmente porque os mercados que se abrem para essa bebida, entre eles o da China, estão se acostumando a um produto diferenciado.