Oferecer desconto é saída contra economia parada
Descontos aos clientes e redução de custos são as apostas das start-ups para não decepcionarem nos resultados em ano de economia parada.
Nos casos da 99táxis e da Easy Táxi, parte dessa aposta está na versão de seu serviço para empresas, que dá maior transparência aos gastos de cada profissional da companhia contratada e, com isso, diminui o risco de fraudes.
Paulo Veras, da 99Táxis, afirma que o serviço pode reduzir as contas de empresas com transporte em até 30%.
Neste ano, ações promocionais devem ser importantes para a expansão do Hotel Urbano, site de vendas de pacotes turísticos que obteve R$ 120 milhões no ano passado.
Para Brian Requarth, do VivaReal, a crise deve levar mais construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis a olhar a web como boa opção.
"Quando os imóveis vendem rapidamente, elas não se preocupam tanto em medir o retorno do investimento. Quando precisam cortar custos, entram nos portais de imóveis, em que sabem quantas pessoas vão ver o anúncio para cada real investido."
Além disso, a elevação do dólar é vantajosa para quem busca dinheiro de investidor estrangeiro. Agora é preciso investir menos dólares em uma start-up brasileira para conseguir a mesma quantidade de reais que no passado.
Para Clovis Meurer, da Abvcap, empresas que atuam em mercados inovadores são menos afetadas por crises, pois seu segmento segue com potencial de crescimento mesmo quando a economia encolhe. "Investidores são treinados para encontrar oportunidades em momentos ruins", afirma.