Montadoras adotam carro compartilhado
Para responder à geração milênio, fábricas criam esquemas que permitem a dono de carro alugá-lo nas horas vagas
Ford, General Motors e BMW lançaram seus programas no mesmo dia, na Europa e nos Estados Unidos
Três das maiores montadoras de automóveis do planeta decidiram aderir ao compartilhamento de veículos, enquanto a indústria corre para manter a relevância na era do Uber e do BlaBlaCar.
A poucas horas de intervalo, nesta semana, Ford, General Motors e BMW anunciaram esquemas semelhantes --e cada uma delas se definiu como a primeira companhia a permitir que proprietários de automóveis ganhem dinheiro ao alugar veículos novos para outros motoristas.
Os anúncios são parte das tentativas de sistemas estabelecidos para responder à mudança nos gostos da chamada geração milênio.
Os executivos da indústria automobilística estão acompanhando com alarme as mudanças de consumo causadas por novas empresas que encorajam indivíduos a compartilhar bens e serviços.
A partir do ano que vem, a BMW permitirá que compradores do Mini optem por alugá-lo por meio do DriveNow, operado pela montadora.
A opção estará inicialmente disponível nos EUA e mais tarde em cidades onde o DriveNow opera, como Londres.
A Opel, a marca europeia da GM, permitirá que motoristas aluguem seus carros --por exemplo, para seus amigos de Facebook-- por meio de um app especial.
A Ford também lançou um esquema piloto com prazo de seis meses para permitir que 12 mil compradores de Londres que adquiriram carros financiados por sua divisão financeira aluguem seus veículos por meio do easyCar Club, uma plataforma de compartilhamento on-line.
O projeto piloto será estendido a seis cidades nos EUA.