United compra fatia de 5% da Azul por US$ 100 milhões
Acordo, que ainda precisa passar pelo Cade, inclui parceria de compartilhamento de voos entre as empresas
A United anunciou nesta sexta-feira (26) a compra de 5% da Azul Linhas Aéreas por US$ 100 milhões --R$ 312,8 milhões, na cotação do dia.
O acordo precisará passar pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ele inclui parceria de compartilhamento de voos (codeshare) entre as rotas das duas empresas no Brasil, nos EUA e em outros países.
O presidente da Azul, Antonoaldo Neves, disse que dentro de 30 dias os passageiros da Azul poderão comprar bilhetes da United.
A aquisição dá direito à companhia americana a uma cadeira no conselho de administração da Azul. As empresas em conjunto podem oferecer juntas 450 destinos e mais de 6.000 voos diários, o que permitirá à Azul ampliar sua malha principalmente nos EUA, e à United, fazer o mesmo no Nordeste do Brasil.
Não é a primeira investida de estrangeiros em companhias brasileiras. A Delta e a KLM/Air France têm participação na Gol, assim como a chilena LAN se juntou à TAM para formar o grupo Latam.
DINHEIRO
"Todo o mundo gosta de dinheiro, mas não foi o principal para nós. Foi mais por causa da sociedade [com a United]", disse David Neeleman, fundador e dono de 67% das ações da Azul.
A negociação entre as duas companhias começou no fim de 2014, segundo a Azul, sem relação, portanto, com o momento econômico atual.
Segundo John Rainey, vice-presidente-executivo da United, a empresa se beneficiará do fato de a Azul ser líder em mercado regional.
Na quarta-feira (24), David Neeleman assinou em Lisboa contrato para a aquisição de 61% da TAP, em parceria com o empresário português Humberto Pedrosa. A dupla venceu leilão para comprar a companhia portuguesa.
TAP e United são da Star Alliance, que acabou de admitir a Avianca Brasil ao grupo. Neeleman disse não haver nada concreto em relação à adesão da Azul à aliança.