Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br
JBS Foods estima crescer com substituição da carne
Com a migração do consumo da carne bovina para o frango causada pela crise, a JBS Foods (unidade de negócios da JBS especializada em aves, embutidos e massas) espera crescer neste ano mais do que em 2014.
A empresa concentrará suas ações na marca Seara e investirá em opções de substituições de proteína com tíquete médio maior, como embalagens de frango individuais ou que vão direto ao forno e não requerem manuseio.
"O frango é mais competitivo e tem apelo saudável. Acreditamos que ele tem uma oportunidade de inovação grande", diz Gilberto Tomazoni, presidente da JBS Foods.
"Obviamente, o produto mais prático é mais caro, se comparado à opção básica, mas ainda assim é mais acessível que outra proteína."
Além da queda na renda do consumidor, a empresa percebe outros desafios no cenário econômico atual, como custos estruturais que pressionam as margens.
"O aumento da produtividade é fundamental para mantermos competitividade em um mercado restrito, não mais de vento em popa como no passado."
A JBS Foods projeta lançar neste ano 60 produtos em seu portfólio. Em 2014, foram 70.
Na última terça (14), a empresa conseguiu derrubar a liminar obtida pela BRF para que a propaganda que remete ao 'S' de Sadia fosse retirada do ar. "A campanha precisa de humor. Não nos comparamos com ninguém, apenas falamos das novas características do nosso produto."
Importação de remédios cai 11,1% no 1º semestre
A alta do dólar e a retração do mercado interno fizeram com que as importações de medicamentos caíssem 11,1% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Interfarma (entidade do setor) com base em dados do Ministério do Desenvolvimento.
Os desembarques atingiram US$ 3 bilhões (R$ 9,4 bilhões) de janeiro a junho. No ano anterior, foram US$ 3,4 bilhões (R$ 10,6 bilhões).
"As vendas de medicamentos por aqui começaram a sofrer uma desaceleração no ano passado e isso impactou as importações neste ano", afirma Pedro Bernardo, diretor da entidade.
"O cenário deve ser ainda pior no segundo semestre por causa de uma maior retração do mercado interno."
O recuo também fez cair em 9,6% o deficit da balança comercial, que atingiu US$ 2,5 bilhões (R$ 7,8 bilhões).
FREIO NO BOLSO
A parcela de brasileiros que afirmam não pretender comprar bens duráveis caiu quatro pontos percentuais em maio, na comparação com o mesmo mês de 2014, e chegou a 77%, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ.
Outros 16% disseram ter intenção de compra e 4% se mostraram indecisos.
"O consumidor perdeu seu poder de compra e continua sendo impactado pela inflação elevada e pelo aumento dos juros", diz Juliana Campos, estatística da federação.
Os produtos com maior intenção de compra no curto prazo são os eletrônicos (47%), os eletrodomésticos (35%) e os móveis (14%).
A pesquisa também mostra que diminuiu o número de famílias com sobra no orçamento após o pagamento das contas -passou de 33% para 29%. Desses, 65% disseram que irão poupar. Foram ouvidas 1.200 pessoas.
16% são os consumidores que pretendem comprar bens duráveis
54% são as famílias que não tiveram dinheiro extra após o pagamento das contas
20% são os que vão gastar o dinheiro que sobrou com alimentação
União... A Saint-Gobain, de produtos industriais, materiais de construção e embalagens, criou um grupo de trabalho no Brasil, formado por executivos de nove companhias, para debater projetos na área digital.
...digital Além da multinacional francesa, integram a iniciativa dirigentes de Bayer, Edenred, Hay Group, Itaú, Localiza, Multiplan, Tetra Pak e Vivo. Os executivos deverão se reunir a cada dois meses.
Além-mar A Positivo iniciou a operação de sua fábrica própria, em parceria com o grupo argentino BGH, em Ruanda, na África. A unidade tem capacidade para 60 mil computadores e tablets por mês.