Celular usa preço para ganhar mercado
Taiwanesa Asus começa a vender no Brasil novos smartphones por até R$ 1.999; meta é ficar entre as 5 primeiras
Empresa faz 'operação de guerra' para cortar custos e garantir oferta em período de dólar próximo dos R$ 3,50
Disposta a ficar entre as cinco maiores marcas de smartphones no Brasil no próximo ano, a companhia taiwanesa Asus lançou nesta quinta-feira (20) no país seus novos aparelhos, da família Zenfone 2. Os preços oscilam entre R$ 899 e R$ 1.999.
Hoje, a empresa ocupa a sétima posição do ranking, atrás de Samsung, Apple, Motorola, LG, Sony e Nokia. Não é possível saber a ordem delas nas vendas –a IDC não informa a participação de mercado das marcas de smartphones no país, por acordo com as empresas–, mas a consultoria estima que as seis primeiras empresas desse ranking respondam por 95% das vendas brasileiras.
A Asus vende smartphones no país há dez meses e emplacou 800 mil aparelhos nas mãos dos consumidores desde então.
Para roubar uma fatia maior desse mercado, especialmente da Motorola, que com o Moto G conquistou o posto de fabricante do aparelho mais vendido, a aposta, segundo o presidente-executivo da Asus, Jerry Shen, é oferecer experiência próxima dos celulares topo de linha.
"O preço da Motorola é muito bom, o produto também é bom, mas eu tenho que garantir que o meu produto é excelente", afirmou Shen.
O carro-chefe dos lançamentos, o aparelho Zenfone 2, tem processador Intel e 4 GB de memória RAM. Será vendido por R$ 1.299.
Os aparelhos da Asus serão montados pela Foxconn no país, mas os componentes serão importados.
Mesmo com a produção local, a empresa afirma que precisa montar uma operação de guerra para garantir preços mais baixos em período de dólar próximo dos R$ 3,50. Planejamento logístico é importante, mas subsídios na compra de componentes na China complementam a engenharia financeira. (
ASUS (GLOBAL)/2014
FATURAMENTO cerca de R$ 46 bi
EBITDA aproximadamente R$ 2 bi
PRINCIPAIS CONCORRENTES Samsung, Apple, Motorola, LG, Sony e Nokia