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Rivais da Apple investem em estilo retrô para vender relógios inteligentes
As rivais da Apple no mercado de relógios inteligentes tiveram uma ideia nova para conquistar os consumidores: produzir aparelhos parecidos com relógios tradicionais.
De versões que imitam modelos analógicos, mas com sistemas de acompanhamento de saúde e capacidade de fazer pagamentos sem fio, a modelos com faces redondas, Samsung, Sony, LG e Motorola exibem ampla gama de respostas ao Apple Watch na IFA, a maior feira de eletrônicos da Europa, realizada em Berlim, na Alemanha.
A Samsung espera que o acabamento tradicional, como o uso de pulseiras de couro, ajude a reverter uma queda estimada de 25% em suas vendas de vestíveis no segundo trimestre. As 600 mil unidades embarcadas pela empresa ficaram bem abaixo dos 3,6 milhões de unidades do Apple Watch vendidos no período, de acordo com a IDC.
As outras empresas também apostam em uma abordagem associada à moda para ajudar nas vendas. A consultoria CCS Insight calcula que os smartwatches vendam US$ 9 bilhões neste ano.
Entre os lançamentos, o da LG (Watch Urbane regular) está entre os primeiros que funcionam com sistema operacional Android Wear e podem operar com o iPhone, depois que o Google lançou um app para compatibilizar seu sistema com o iOS.
A abordagem do Google quanto a plataformas concorrentes contrasta com a da Apple, que requer iPhone para que o Apple Watch funcione.
"Os concorrentes da Apple no setor de relógios se beneficiarão dos esforços da Apple para educar consumidores. Os concorrentes precisam que o Apple Watch faça sucesso", escreveu a IHS em recente nota de pesquisa.