Apesar de exigência menor, pedágio de nova concessão deve encarecer
Tarifa de referência deverá ficar em R$ 14 para cada 100 km
O governo iniciou nesta quarta-feira (16) o processo de audiência pública para a concessão de mais uma rodovia, dessa vez o trecho de 437 km das BR-364/365 entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG).
Mesmo propondo reduzir as exigências de obra em relação às concessões de 2013, o preço de pedágio no leilão deverá ficar em R$ 14,15 para cada 100 kms de estrada. As empresas que disputam a concessão oferecem descontos sobre esse pedágio-teto e ganha quem dá o menor valor.
Essa tarifa de referência do leilão é pouco menos que o dobro da média dos pedágios-teto de leilão de três anos atrás, quando eles ficaram por volta dos R$ 7.
Nas disputas de 2013, os descontos dados pelas empresas para sagrarem-se vencedoras foram elevados, por volta de 50%, e o valor médio dos pedágios ficou em torno de R$ 3,50 por 100 km (antes da correção da inflação).
Essa é a segunda rodovia do programa de concessões lançado em 2015 que o governo inicia as audiências públicas. A intenção do Ministério dos Transportes é realizar o leilão delas neste ano, mas não há segurança de que isso ocorra. No lançamento, o governo prometeu fazer quatro leilões de rodovias em 2015 e 11 no ano que vem.
A concessão da BR-364/365 será de 30 anos, com previsão de R$ 2,8 bilhões em obras. Serão construídas sete praças de pedágio no trecho. A rodovia é uma das usadas para o escoamento de produtos agrícolas da região Centro-Oeste para o Sudeste.
Contribuições à audiência pública, para a qual qualquer pessoa pode fazer sugestões ou pedidos de mudança no projeto, serão realizadas até 2 outubro pelo site da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).