Outro lado
Advogado de filho de Lula diz que ele uniu expertise e visão de negócio
O advogado de Luis Cláudio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, afirmou que a atuação de seu cliente no Torneio Touchdown é "natural" por ele "ser um entusiasta do futebol americano" e isso se somar ao "potencial do esporte no Brasil".
Segundo o advogado, por Luis Cláudio ser formado em educação física e ter passagem pelos "maiores" clubes de futebol de São Paulo, "é evidente que ele tem uma visão do setor esportivo e que possa trabalhar com ela fazendo negócios como análises setoriais, projetos, prospecções, entre outros".
Sobre a captação de patrocínio para o campeonato, o advogado afirma que "em hipótese alguma o ex-presidente Lula chegou a se envolver na área" mesmo tendo um dos filhos como proprietário.
Martins também afirmou que a empresa Touchdown não abre valores e validade dos contratos por se tratar de uma atividade privada. "A relação (com os patrocinadores) é direta e compatível com a relação que as marcas têm com outros esportes de contato e esportes radicais", diz.
"O questionamento que a reportagem faz decorre mais de um preconceito de uma incapacidade dos filhos do ex-presidente de realizarem uma atividade empresarial concreta do que de um questionamento real", diz o advogado.
Procuradas, as empresas citadas na reportagem confirmaram que patrocinaram o Touchdown, mas se recusaram a informar os valores dos contratos. Elas também não responderam se o parentesco entre Luis Cláudio e Lula influenciou a decisão de fazer o investimento.
Questionada sobre o patrocínio ao Torneio Touchdown, a Caoa Hyundai confirmou que investiu nas temporadas 2012 e 2013 "da mesma forma que patrocina outros diversos eventos esportivos".
A Budweiser afirmou que é patrocinadora oficial da competição desde 2013 e que também investe em futebol americano em diversos países, "inclusive é a cerveja oficial da NFL, liga americana da modalidade".
A Qualicorp disse que patrocinou o Touchdown em 2013 como "parte de suas estratégias de marketing".
A Tigre confirmou o patrocínio nas temporadas de 2012 e 2013 "como parte do projeto de expansão de mercado e internacionalização da marca" devido ao futebol americano ser tradicional nos Estados Unidos, onde o grupo tem unidade.
As empresas Sustenta Energia, do grupo JHSF, e TNT, da Cervejaria Petrópolis, não responderam às perguntas enviadas pela Folha.