Motorola e Microsoft mantêm apostas em celulares 'modestos'
Fabricantes fogem da briga com Samsung e Apple e lançam modelos intermediários
A Microsoft e a Motorola reafirmaram nesta segunda-feira (2) seu foco em países emergentes e aparelhos mais modestos no mercado de celulares, que tem as faixas de preço superior --mais lucrativas-- dominadas por Apple e Samsung.
A fabricante do Windows (e agora proprietária da Nokia) lançou dois smartphones com capacidades e preço intermediários, o Lumia 640 e o Lumia 640 XL, que chegarão ao mercado em abril, com preços entre € 139 e € 219 (de R$ 450 a R$ 700).
A Motorola, por sua vez, declarou por meio de seu presidente-executivo, Rick Osterloh, entusiasmo com o Brasil, onde lançou na semana passada a segunda versão de seu smartphone mais barato, o Moto E (R$ 699).
"A nossa empresa trabalha agora totalmente focada nos modelos mais acessíveis", afirmou Osterloh. "Os celulares de topo de linha existem para levar aos baratos as principais novidades depois de uma ou duas gerações."
O discurso de ambas as empresas é o mesmo: o objetivo é levar as capacidades que chamam de "premium", como câmeras de alta definição ou reconhecimento de voz, às faixas de preço inferiores.
Modelos de topo de linha têm geralmente construção metálica e telas e câmeras com resolução ultra-alta, em contraste com materiais plásticos dos intermediários
As duas companhias adicionaram aos seus respectivos lançamentos a opção de suporte ao padrão 4G, segundo os executivos.