Aventura política afeta reputação de Dotcom
Depois de ter relançado o Megaupload com o nome de Mega, baseando-o na Nova Zelândia e oferecendo apenas a opção de compartilhamento criptografado de arquivos na rede, Kim Dotcom aventurou-se na política.
Querendo abalar John Key, primeiro-ministro da Nova Zelândia, e seus aliados, investiu US$ 3,5 milhões na criação do Partido da Internet, em março de 2014. Ele se aliou ao partido de origem maori Mana Party e lançou candidatos nas eleições gerais de setembro.
Os resultados foram pífios --1% dos votos para o legislativo e nenhuma cadeira conquistada. A reputação de Dotcom foi fortemente abalada em todo o país.
"Sua tentativa de fazer uma transição de um uber-capitalista para um homem do povo não pareceu real às pessoas", afirma o comentarista político local Bryce Edwards. "Kim de repente deixou a figura de Robin Hood para tentar ser um chefe de partido político que parecia ter uma agenda pessoal, então o povo começou a ter dúvidas sobre suas intenções."
Para o jornalista David Fisher, autor do livro "A Vida Secreta de Kim Dotcom", a bolha começou a estourar quando ele ficou obsessivo por vingar-se do primeiro ministro, a quem ele culpava por destruir seus negócios.
"Antes de se envolver com o Partido da Internet, ele me disse que suspeitava de que poderia perder apoio" diz. "Mas eu acho que ele subestimou a força da repercussão. Ele parecia muito focado em se vingar de John Key."
Para o jornalista, esse tipo de atitude não vai bem com os neozelandeses, que começaram a questionar se eles deveriam acreditar em um homem rancoroso acusado de crimes sérios ou num popular primeiro-ministro. (RA)