Ajuste de pacote
Alguém vai parar de viajar por causa da crise? Dados mostram que o turismo conseguiu até crescer neste ano; veja dicas para driblar a alta do dólar e economizar
Dólar a mais de R$ 3,80, inflação acumulada de 9,53%, perda do grau de investimento... Ninguém aguenta mais falar de crise nem consegue parar de falar dela.
Mas, se vários dos indicadores econômicos brasileiros andam mal das pernas, um número em particular parece não sofrer abalos: o de pessoas viajando pelo Brasil.
A Agência Nacional de Aviação Civil, por exemplo, registrou 127,4 milhões de passageiros nos aeroportos de janeiro a julho deste ano –em 2014, foram 123,2 milhões nesse período e, em 2013, 115,7 milhões.
A CVC, maior agência de viagens do país, teve um recorde histórico de vendas em janeiro e cresceu mais de 10% no primeiro semestre.
Companhias aéreas, operadoras de turismo e associações do setor dizem que, apesar da crise, o turismo deve acabar, no mínimo, estável em relação ao ano passado.
Mudanças de hábito ajudam a explicar o cenário. Turistas podem optar por comprar pacotes, que agregam serviços (como seguro e refeições) e saem mais em conta.
Para se tornar atraentes aos consumidores, empresas do setor têm oferecido cada vez mais promoções e facilidades que incluem câmbio congelado e pagamento em mais parcelas.
As passagens aéreas para os Estados Unidos, por exemplo, ficaram cerca de 10% mais baratas em relação a 2014 nos primeiros seis meses do ano, segundo pesquisas feitas pelos buscadores Voopter e Decolar.com
A exceção é o setor de hotéis, que viu a taxa de ocupação cair 8% –a queda só não foi maior porque o valor das diárias baixou por causa de promoções. "Agora, teremos que aumentar tarifas e cobrir, pelo menos, a inflação", diz Manuel Gama, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.
Para ajudar o turista a continuar viajando, esta edição traz dicas de brasileiros que moram em seis destinos internacionais populares: Miami, Nova York, San Francisco, Berlim, Londres e Paris. Eles contam como economizar nesses locais.
O caderno também preparou um guia de programas de milhagens e reuniu 22 pacotes nacionais e internacionais, todos promocionais.
Afinal, em tempos de crise, nada como uma boa viagem para desestressar.