Para driblar crise, setor aposta em promoções
Além de descontos, operadores oferecem mais serviços ao turista
Até companhias aéreas de luxo reduziram tarifas e aumentaram o parcelamento para não perder passageiros
A crise e a instabilidade econômica obrigam muita gente a readequar planos. Mas quem deseja viajar nos próximos meses não precisa desistir e pode encontrar, mesmo no momento ruim da economia, um lado positivo.
"O mercado de viagens, como qualquer outro de serviços, é muito dinâmico para se readaptar", diz Magda Nassar, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Diferentes promoções têm surgido em todos os setores para tentar driblar a crise e incentivar o brasileiro a continuar viajando. Um dos reflexos pode ser sentido no turismo dentro do país.
As promoções fizeram com que o total de passageiros transportados em voos domésticos em julho crescesse 11,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). "Esses incentivos, entretanto, têm limite", ressalvou, em nota, o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz.
Agências de viagens e hotéis têm apostado em acrescentar mais produtos aos pacotes (veja opções abaixo). Além de passagem e seguro, podem ser incluídos serviços como passeios e refeições.
No caso de viagens internacionais, o consumidor fixa o valor do câmbio (e parcela o custo da viagem), poupa gastos no destino e não é atingido por uma desvalorização do real na volta da viagem.
Outras facilidades, no caso da CVC, incluem até a carência de 60 dias para começar a pagar a viagem –em pacotes para o verão comprados até o final deste mês.
Entre as companhias aéreas, mesmo as de luxo se adaptaram: a Emirates reduziu o valor das tarifas e implantou parcelamentos em nove vezes (eram cinco).
Casas de câmbio, além de ofertas, reforçam a orientação aos clientes. "Há turistas que trocam reais por dólares para ir à Inglaterra –e, lá, fazem a transação para libras, pagando mais taxas", diz Alexandre Fialho, diretor da corretora Cotação.
Mais do que nunca, o momento é de se planejar e estar atento às ofertas.