Spin Activ é o primeiro aventureiro da GM
Minivan Chevrolet ganhou adereços que remetem ao uso "off-road", mas estepe pendurado atrás é dispensável
Pneus maiores elevaram a altura da carroceria em 8 mm; preços começam em R$ 62.060
A moda começou em 1999, com o lançamento da Fiat Palio Weekend Adventure, e virou tendência no Brasil. Os popularmente conhecidos como aventureiros -carros comuns com adereços visuais que remetem ao uso "off-road"- ganharam as ruas.
A Chevrolet estava de fora dessa turma. A marca teve apenas incursões tímidas no segmento, como o Celta com o kit de acessórios Off-Road. Agora, coube à minivan Spin preencher essa lacuna.
A versão Activ estreia custando R$ 62.060 na opção com caixa manual de cinco marchas. Com câmbio automático de seis velocidades, o valor sobe para R$ 65.860.
Os adereços que remetem ao uso fora de estrada caíram bem na minivan, que sempre foi criticada pelas linhas pouco atraentes. A versão aventureira tem rodas de 16 polegadas, molduras e para-choques pintados de preto, faixas laterais e barras no teto.
Contudo, o estepe pendurado na tampa traseira é um item dispensável. O mecanismo que o acompanha aumenta o peso da minivan em cerca de 45 quilos e torna a abertura do porta-malas pouco prática. Quem precisa estacionar o carro em uma garagem apertada terá problemas.
Por dentro, o acabamento é preto e o banco traz faixas e detalhes em branco na porção central.
As alterações mecânicas resumem-se à suspensão recalibrada para compensar o peso extra do sistema de fixação do estepe na traseira e à nova relação de marchas para a primeira e a ré, devido à adoção de rodas maiores.
Com o novo jogo de pneus (205/60 R16), a versão Activ ficou 8 mm mais alta que a Spin convencional.
O motor 1.8 flex (108 cv com etanol) proporciona desempenho mediano. Em breve, o modelo passará pelo teste Folha-Mauá.
CINCO LUGARES
O pacote de equipamentos é semelhante ao da versão LTZ (a partir de R$ 61.960), mas a Activ não traz o assento duplo embutido no porta-malas. É um carro para cinco ocupantes.
Em movimento, a suspensão filtra bem as irregularidades, mas a carroceria inclina bastante nas curvas.
Como é de se supor, a Spin Activ é um carro totalmente urbano. Nenhuma das alterações pelas quais o modelo passou o credenciam a encarar estradas sem pavimento com desenvoltura. Ou seja, se encontrar uma poça de lama um pouco mais profunda pelo caminho, é melhor dar meia volta.