Partida
JEEP E MERCEDES DIVIDEM O PÓDIO
Valorizada pelo público brasileiro, a geração atual de utilitários a diesel mostrou evolução com seus motores alimentados por diesel S-10 (com menor teor de enxofre na composição).
Modelos como o Mercedes-Benz GLK 220 CDI (a partir de R$ 190,9 mil) e o Jeep Grand Cherokee 3.0 Limited (R$ 239,9 mil) provaram durante os testes que se equiparam em eficiência à suas versões movidas a gasolina.
Na pista, as marcas concorrentes que já foram parceiras no grupo Daimler-Chrysler (aliança desfeita em 2007) dividiram as primeiras colocações.
Com motor de 170 cv, o GLK obteve as melhores médias de consumo urbano e rodoviário. Já o Jeep (241 cv) dominou as provas de desempenho. Chevrolet Trailblazer, Pajero Dakar e Troller T4 completam as primeiras posições.
CHINÊS ECONÔMICO
Um sedã médio chinês conseguiu seu espaço no ranking. O Geely EC7 1.8 dividiu com o Hyundai Elantra o primeiro lugar em consumo rodoviário com gasolina -média de 16,2 km/l
NÃO BEBE EM SERVIÇO
O Fiat Fiorino conseguiu um lugar entre os utilitários ao registrar as melhores marcas de consumo urbano: 8 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina
COMPACTOS
Renovado no meio do ano, o Honda Fit contrariou quem achava que era hora de trocar seu motor 1.5, que equipa o modelo desde a primeira geração. Além de ter sido campeão em aceleração e retomada, foi bem em consumo.
HATCHES MÉDIOS
Ao vencer todas as provas que disputou, o Golf 1.4 TSI comprovou a eficiência dos motores turbo. Já o Focus 1.6, aspirado, decepcionou ao acelerar tão rápido quanto um Up!, que tem motor 1.0.