GM, 90
General Motors chega a nove décadas de atuação no Brasil com 14,5 milhões de veículos produzidos
O registro no 2° Tabelionato de São Paulo foi feito no dia 26 de janeiro de 1925, sob o nome Companhia Geral de Motores S.A., sediada no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Nascia a General Motors do Brasil, que completa 90 anos nesta segunda-feira.
O primeiro carro, um furgão de entregas, surgiu apenas oito meses depois. Todas as peças eram importadas, só a montagem era feita aqui. A história dos Chevrolet nacionais começa em 1957, com caminhões. Depois vieram picapes, utilitários e, em 1968, o Opala. Nove décadas e 14,5 milhões de veículos produzidos depois, a operação brasileira é a terceira maior da GM no mundo, atrás da líder China e dos EUA.
-
1925, o começo
A montagem de veículos teve início em um galpão no bairro do Ipiranga. Naquele ano, cerca de 30 mil automóveis circulavam pelas ruas do Brasil
1928, nova fábrica
No ano em que atingiu as 50 mil unidades montadas, a GM inaugurou a fábrica de São Caetano do Sul
1951, as geladeiras
A GM vendia eletrodomésticos no Brasil desde a década de 1930, mas a produção local dos refrigeradores Frigidaire teve início apenas nos anos 50
1964, o utilitário
A produção nacional teve início com caminhões, em 1957. Sete anos depois, um modelo familiar entrou em linha: o utilitário C-1416, posteriormente chamado de Veraneio
1968, nasce o luxo
Derivado do europeu Opel Rekord, o sedã Chevrolet Opala foi o primeiro carro de passeio produzido pela GM no Brasil
1973, o primeiro compacto
Opel Kadett na Europa, Chevette no Brasil. Feito até a metade dos anos 1990, o compacto de tração traseira teve versões hatch, sedã, perua e picape
1982, a vez do Monza
A versão hatch estreou com motor 1.6. O sedã chegou em 1984 e tornou-se um sucesso de vendas com motores 1.8 e 2.0. Chegou a ser o carro mais vendido do Brasil
1989, o ano do Kadett
Chegou para fazer frente a VW Gol e Ford Escort. O esportivo GSI foi lançado em 1992. Saiu de linha com a chegada do Astra nacional (1998)
1992, o Opala dá lugar ao Omega
O Omega é lançado com status de automóvel mais sofisticado já produzido no país. Após poucas atualizações e sem nenhum facelift em seis anos, deixou de ser produzido em 31 de julho de 1998
1994, o popular moderno
Após improvisar com o Chevette 1.0 Junior (1992), a GM lança o popular mais moderno de seu tempo, o Corsa. Fez tanto sucesso que gerou filas de espera e foi vendido com ágio
1995, a chegada da S10
As picapes médias tornaram-se sonhos de consumo após a abertura aos importados. A Chevrolet foi a primeira a lançar uma opção produzida no Brasil, a S10
2012, geração Onix
O carro mais vendido da GM atualmente é o hatch compacto Chevrolet Onix. Teve 150,8 mil unidades emplacadas em 2014, terminando o ano em terceiro lugar no ranking, atrás do Fiat Palio (183,7 mil) e do VW Gol (183,3 mil)