Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2012 - 13h42

Fã de Paulo Coelho, guitarrista do Scorpions diz que banda não fará mais turnês

Publicidade

FABIAN CHACUR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os alemães do Scorpions voltam ao Brasil para dois shows em São Paulo, como parte da "Final Sting Tour", que eles divulgam como sendo a sua última turnê. Isso significaria o fim do grupo?

Não exatamente. Em entrevista à Folha por telefone, de Chicago, o guitarrista Rudolf Schenker até citou uma frase de um famoso amigo brasileiro para definir o que fará após o fim da atual série de shows.

"Como diz o Paulo Coelho, 'viva bem o hoje e o seu futuro estará garantido'. Não faço planos para o amanhã, quero viver cada dia e aproveitar cada momento", define.

O músico, um dos fundadores da banda alemã de heavy metal há mais de 40 anos, explica que as turnês mundiais é que não farão mais parte da vida deles, e que há razões bem práticas para que isso ocorra.

"Estamos há mais de dois anos na estrada com essa turnê e está sendo inacreditável. Uma grande festa! Vamos encerrar nossa trajetória de turnês no auge, como um furacão", fala, citando versos de um de seus grandes hits, "Rock You Like a Hurricane".

Schenker vai além.

Anderson Silva/Divulgação
Rudolf Schenker (esq.) e o guitarrista Mathias Jabs, da banda Scorpions, se apresentam em SP em setembro
Rudolf Schenker (esq.) e o guitarrista Mathias Jabs, da banda Scorpions

"Tocar heavy metal ao vivo exige muito energia. Somos uma verdadeira máquina de tocar rock pesado, e nada melhor do que parar enquanto ainda temos toda essa garra, esse fôlego", justifica.

Ao saber que um dos shows que fará em São Paulo (o de 20 de setembro) já está com os ingressos esgotados, ele comemorou.

"Temos uma conexão maravilhosa com o Brasil. Nossa química com o público brasileiro é perfeita, sempre fazemos shows incríveis por aí, passando ótimos momentos, como no Rock in Rio em 1985, em Manaus e em São Paulo".

Schenker também promete repertórios diferentes para os shows, mas tranquiliza quem deseja ouvir seus grandes hits.

"Estamos mudando muito o set list de show para show, mas nunca deixamos de fora nossos maiores sucessos".

LANÇAMENTOS

Se a banda não fará mais turnês mundiais, novos produtos continuarão surgindo no mercado, além de alguns shows eventuais. Um deles, por sinal, poderá ocorrer na abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo.

O mais recente desses produtos é "Get Your Sting And Blackout", show gravado ao vivo durante a "The Final Sting Tour", em 2011, e lançado no exterior nos formatos DVD e Blu-ray.

"Aproveitamos o que de melhor existe na nova tecnologia e fizemos um DVD 'state of the art', com grande qualidade técnica. Você se sente no meio da plateia! Ficou muito bom, o diretor fez um ótimo trabalho", elogia.

Além disso, os Scorpions estão preparando um novo álbum para 2013, incluindo composições iniciadas na primeira metade dos anos 80 e finalizadas agora. Essas canções ficaram de fora de dois dos melhores álbuns do grupo, "Blackout" e "Love At First Sting".

Outro produto será um documentário sobre a carreira da banda, com direção a cargo de Katja Von Garnier, que acompanha o grupo na estrada há um ano e meio.

O filme terá entrevistas com os integrantes do Scorpions, sua equipe e também outros músicos e amigos, além de cenas de shows e registros de arquivo.

SCORPIONS
QUANDO: quinta (ingressos esgotados) e sexta, às 22h
ONDE Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.981, São Paulo, tel. 0/xx/11/4003-5588)
QUANTO de R$ 120 a R$ 600
www.ticketsforfun.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página