Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 05h13

Peça com Ingrid Guimarães satiriza obsessão por beleza

Publicidade

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ingrid Guimarães recebeu um empurrãozinho de uma gari para montar "Razões para Ser Bonita", peça do norte-americano Neil LaBute que estreia na sexta (21).

Numa entrevista que foi ao ar no programa "Mulheres Possíveis", do GNT, idealizado e apresentado pela atriz, a varredora revelou o aprimoramento estético como prioridade em sua vida.

Confessou mentir ao marido, dizendo guardar dinheiro para ajudar a mãe doente, quando, na realidade, planeja colocar silicone nos seios.

A entrevista evidenciou à atriz que a obsessão por beleza passou a vigorar em regime absoluto no mundo e já deixou de ser preocupação apenas dos ricos.

"A gente vive uma escravidão ao culto às aparências, mas tudo não passa de uma miragem. A beleza pode abrir portas para um trabalho ou uma relação amorosa, mas sozinha não segura emprego ou amor", diz a atriz.

Guimarães encontrou em "Razões para Ser Bonita" uma maneira de refletir sobre essa distorção de valores.

Divulgação
A partir da esquerda: Marcelo Faria, Ingrid Guimarães, Aline Fanju e Gustavo Machado
A partir da esquerda: Marcelo Faria, Ingrid Guimarães, Aline Fanju e Gustavo Machado

LaBute é um dos mais cruéis retratistas da sociedade. Critica a ditadura da aparência num espetáculo que integra a trilogia de obras sobre os preconceitos do homem contemporâneo, formada ainda pelas peças "A Forma das Coisas" e "Gorda".

"Razões para Ser Bonita" recebeu o prêmio Tony de melhor peça, em 2009, na Broadway. O texto enfoca a relação que quatro pessoas possuem com a beleza.

A história principal é a de um casal cujo relacionamento se deteriora quando Steph (Ingrid Guimarães) descobre que o namorado (Gustavo Machado) considera seu rosto normal. "O fato de ele não a achar bonita detona na personagem uma crise de autoestima e impossibilita o amor", conta a atriz.

Após 11 anos de sucesso com "Cócegas", comédia escrita e protagonizada por Guimarães e Heloísa Périssé, a atriz buscava um voo mais alto nos palcos.

"Há anos procurava um texto que fosse identificável e ao mesmo tempo diferente do tipo de humor que tenho feito. Queria sair da minha zona de conforto, atuar numa comédia ácida, que fizesse as pessoas rirem de nervoso", conta ela.

João Fonseca, diretor de "Razões para Ser Bonita", acredita que o espetáculo exercite uma nova faceta de Guimarães.

"Ela ficou muito marcada como comediante, mas nesta peça abre mão dos recursos fáceis da comédia para mostrar uma personagem que passeia pelo humor e pelo drama", revela Fonseca.

Para Gustavo Machado, o tema atual da obra e os diálogos ágeis e diretos de LaBute fazem do espetáculo um prato cheio para as plateias.

"Basta estar no mundo para se identificar com 'Razões para Ser Bonita'. É um espetáculo que não pede nenhum pré-requisito."

RAZÕES PARA SER BONITA
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 21h; e dom., às 19h; de 21/9 a 21/10
ONDE Teatro Vivo (av. Chucri Zaidan, 860; tel. 0/xx/11/ 7420-1520)
QUANTO de R$ 50 a R$ 70
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página