Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2012 - 12h36

'Argo' e 'Silver Linings Playbook' são principais apostas do Oscar

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em plena temporada de estreias dos filmes que podem se transformar em candidatos para a 85ª edição do Oscar, "Argo" e "Silver Lining's Playbook" assumem a liderança nas previsões como os títulos mais cotados para o prêmio de Melhor Filme, pelo menos entre os exibidos até agora.

"Argo", dirigido e protagonizado por Ben Affleck, convenceu a crítica e o público, primeiro em sua passagem pelos festivais de Toronto e Telluride, e depois com sua estreia nos cinemas americanos há duas semanas, onde já arrecadou mais de US$ 50 milhões até o momento.

Os membros da Academia de Hollywood assistiram ao filme no início de outubro e sua reação foi de grande entusiasmo, até o ponto de o considerarem o principal favorito para o Oscar de Melhor Filme, segundo a revista "The Hollywood Reporter".

Veja vídeo

Sendo "Argo" o rival a ser batido com sua história sobre o rocambolesco resgate em 1980 de seis funcionários da Embaixada dos Estados Unidos em Teerã durante a crise dos reféns no Irã, seu principal adversário até o momento é "Silver Linings Playbook", o novo longa-metragem de David O. Russell, que já triunfou na grande cerimônia do cinema há dois anos com "O Vencedor".

O filme foi escolhido como o melhor do Festival de Cinema de Toronto pelo público que assistiu à mostra e acaba de ganhar os prêmios Hollywood Awards de Melhor Diretor (Russell), Melhor Ator (Bradley Cooper) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro).

Veja vídeo

O filme, do qual também participa a atriz Jennifer Lawrence ("Jogos Vorazes"), narra a história de um professor que, após passar oito meses em uma instituição psiquiátrica, retorna ao seu lar para reconstruir sua vida. O longa chegará aos cinemas americanos no dia 21 de novembro.

A lista de candidatos a melhor filme também pode incluir "A Viagem", uma arriscada aposta dos irmãos Wachowski ("Matrix") que estreou nos cinemas americanos no último fim de semana de outubro, e "Flight" (com estreia marcada para o primeiro fim de semana de novembro), drama aeronáutico com Denzel Washington que representa o retorno do cineasta Robert Zemeckis aos filmes de ação.

Outros filmes que podem chegar com força para os prêmios Oscar é "Lincoln", uma colaboração entre Steven Spielberg e Daniel Day-Lewis para retratar o conflito do ex-presidente americano com o seu gabinete em relação à abolição da escravidão e o fim da Guerra Civil.

Com menos barulho podem aparecer duas obras menores que fascinaram a crítica: "Amour", com a qual Michael Haneke conseguiu sua segunda Palma de Ouro em Cannes, e "Moonrise Kingdom", um grande sucesso para o humor particular de Wes Anderson.

A Academia de Hollywood vai divulgar os candidatos aos prêmios Oscar no próximo dia 10 de janeiro. A cerimônia de entrega das estatuetas será realizada em 24 de fevereiro no Teatro Dolby em Hollywood.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página