Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2012 - 19h16

Festival de curtas exibe mais de 300 filmes de 92 países no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Considerado o maior evento competitivo do gênero do Brasil e um dos principais da América Latina, o Festival Internacional de Curtas do Rio - inauguraou sua 22ª edição na última quinta-feira (1º), no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, centro do Rio, em sessão para convidados.

A partir de hoje (2) e até o próximo dia 8, o público apreciador de curtas poderá escolher entre mais de 300 títulos, que serão exibidos no Odeon e em mais sete salas e espaços culturais da cidade, entre eles o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), o Instituto Moreira Salles (IMS) e o cineclube da Favela da Maré, na zona norte do Rio. Todas as sessões têm entrada franca.

Os filmes escolhidos foram selecionados entre mais de 4 mil inscritos de 92 países, e compõem uma grade de programação de 50 itens. Além das mostras competitivas - nacional e internacional - e informativas, o evento, patrocinado desde 1997 pela Petrobras, oferece, sempre gratuitamente, debates, workshops, palestras, cursos de formação teórica e prática e encontros com profissionais do audiovisual.

"Eu destacaria nesta edição a mostra Foco Internacional, que pela primeira vez é dedicada a um país de língua anglo-saxônica, no caso os Estados Unidos. Até agora, o festival só tinha destacado a produção de países de língua latina", disse o produtor cultural Ailton Franco, criador e diretor do Curta Cinema. Já o foco nacional este ano é a para a produção de curta-metragens do Paraná.

Franco ressalta o enorme aumento da produção de curtas nos últimos anos, consequência, segundo ele, da tecnologia digital, "responsável por uma democratização da produção audiovisual". O festival, no entanto, também exibe filmes produzidos em película. Independentemente da tecnologia, filmes com foco na inovação e na experimentação cinematográfica integram a seleção.

Grandes nomes do formato curta-metragem e realizadores pouco conhecidos disputam as mostras competitivas nacional e internacional. As obras vencedoras nas duas categorias estarão qualificadas a concorrer uma vaga na competição de curtas do Oscar 2013. "Somos o primeiro festival a ser qualificado pela Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood para este fim", destaca Ailton Franco.

A programação completa está disponível no site do evento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página