Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2012 - 13h57

'Lincoln' e 'O Lado Bom da Vida' são favoritos ao prêmio do Sindicato de Atores dos EUA

Publicidade

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

O drama político "Lincoln", de Steven Spierlberg, e a comédia disfuncional "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell ("O Vencedor"), foram os maiores indicados para o Screen Actors Guild Awards (SAG), o prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos.

Os dois filmes estão concorrendo em quarto das cinco categorias do prêmio, que serve como base séria de antecipação para o Oscar, já que seus eleitores (atores) também fazem parte da Academia.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pela organização do sindicato e esquenta a briga pela estatueta do Oscar -já que "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow, que domina os prêmios da crítica, foi lembrado apenas na categoria de melhor atriz para Jessica Chastain.

Veja vídeo

"Lincoln", agora, parte com mais força para o Oscar ao ser indicado para melhor ator (Daniel Day-Lewis), atriz coadjuvante (Sally Field), ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e elenco. Já a comédia produzida pelos poderosos irmãos Weinstein, concorre em melhor ator (Bradley Cooper), atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (Robert De Niro) e elenco.

Veja vídeo

Entre as surpresas, a exclusão de Joaquin Phoenix por seu papel em "O Mestre". A ausência do ator, que fez uma das performances mais elogiadas do ano, prova que suas declarações contra prêmios e, especificamente contra o Oscar ("Uma bobagem", segundo Phoenix), podem refletir negativamente. Tanto que Philip Seymour Hoffman está indicado pelo longa na categoria de ator coadjuvante.

Outra boa novidade foi Nicole Kidman na categoria de atriz coadjuvante pelo seu papel polêmico em "The Paperboy". A australiana vive uma mulher vulgar do interior da Flórida que é obcecada em mandar cartas para presidiários no filme de Lee Daniels ("Preciosa"). Em determinada cena, ela urina no corpo de Zac Efron.

Na categoria de melhor atriz, Helen Mirren e Naomi Watts, que não pareciam ter força para chegar fortes ao fim de ano, estarão concorrendo por "Hitchcock" e "O Impossível", respectivamente. Mas é bom lembrar que o elenco de "Indomável Sonhadora", que está vencendo vários prêmios da crítica, não pode ser eleito, pois não é sindicalizado.

*

Veja lista dos indicados:

MELHOR ATOR
Bradley Cooper ("O Lado Bom da Vida)
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
John Hawkes ("As Sessões")
Hugh Jackman ("Os Miseráveis")
Denzel Washington ("O Voo")

MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura")
Marion Cotillard ("Ferrugem e Osso")
Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida")
Helen Mirren ("Hitchcock")
Naomi Watts ("O Impossível")

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin ("Argo")
Javier Bardem ("007 - Operação Skyfall")
Robert De Niro ("O Lado Bom da Vida")
Philip Seymour Hoffman ("O Mestre")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os Miseráveis")
Helen Hunt ("As Sessões")
Nicole Kidman ("The Paperboy")
Maggie Smith ("O Exótico Hotel Marigold")

MELHOR ELENCO
"Argo"
"O Exótico Hotel Marigold"
"Os Miseráveis"
"Lincoln"
"O Lado Bom da Vida"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página