Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2013 - 03h08

Grupo espanhol La Fura dels Baus inicia turnê de ópera de Verdi

Publicidade

JACIRA WERLE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SYDNEY

A combinação de disputa política, amor e traição da interpretação de "Un Ballo in Maschera", de Giuseppe Verdi, pela companhia La Fura dels Baus, está longe de ser banal ou previsível.

Gigantes da ópera, Wagner e Verdi fariam 200 anos em 2013; Folha celebra com enquete

O grupo espanhol fez da Ópera House, em Sydney, na Austrália, o palco para a estreia mundial desta interpretação da ópera de Verdi.

A história relata a conspiração para o assassinato do rei sueco Gustavo 3º, interpretado pelo tenor mexicano Diego Torre, durante um baile de máscaras. A soprano Tamar Iveri vive Amelia, amante do rei e esposa do conde Ankarström, que tem o argentino José Garbó no papel.

Divulgação
O compositor Giuseppe Verdi (1813-1901) conduzindo a Orquestra de Paris, em ilustração de 1880
O compositor Giuseppe Verdi (1813-1901) conduzindo a Orquestra de Paris, em ilustração de 1880

Segundo o diretor de La Fura dels Baus, Àlex Ollé, o desafio enfrentado durante a montagem do espetáculo foi "fazer uma leitura que se conectasse com a audiência contemporânea e, ao mesmo tempo, trouxesse uma nova visão de um clássico".

Desde o início da apresentação, Ollé mostrou criatividade ao aproximar da atualidade uma história encenada pela primeira vez em 1859.

CONTEMPORÂNEO

Dando início à peça, imagens contemporâneas são projetadas em uma tela transparente. Cenas de guerra, pobreza e destruição são projetadas na silhueta de um corpo humano despido. Um mundo em decadência cuja inspiração veio do livro "1984", do norte-americano George Orwell, e da recente crise do capitalismo mundial.

O cenário lembra um gigantesco e frio prédio abandonado. No decorrer da história, alguns pilares sobem e descem formando o que seria uma pequena sala de reuniões. Mesas e algumas cadeiras são carregadas pelos artistas para fora e para dentro de cena no espetáculo.

A conexão com a atualidade também é decorrência do figurino idealizado por Lluc Castells. O elenco todo usa terno e um casaco extra é adicionado ao figurino dos personagens principais para marcar a troca de cenas.

Os fatos se alternam entre o drama da paixão proibida entre Gustavo e Amelia e as confabulações para o assassinato do monarca. Um equilíbrio complicado, porém bem apresentado pelo grupo, entre romance, poder e morte.

"Un Ballo in Maschera" é um trabalho conjunto entre La Fura dels Baus, Ópera Austrália, Teatro Colón, de Buenos Aires, La Monnaie, de Bruxelas, e da Ópera e Ballet Nacionais de Oslo (Noruega).

A ópera ainda vai ser encenada em Melbourne, na Austrália, entre 12 de abril e 3 de maio. Na sequência o grupo viaja para a Europa.

Apresentações na Argentina estão marcadas para dezembro. O Brasil ainda não faz parte do roteiro. Entretanto, Ollé se disse interessado em encenar a ópera no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página