Em livro, autora pesquisa relação de homens com mulheres mais velhas

MAURÍCIO MEIRELES
DE SÃO PAULO

A antrópologa Mirian Goldenberg ganhou um garoto propaganda inesperado: o presidente francês Emmanuel Macron. Com 39 anos, o político é casado com Brigitte Marie-Claude Macron, 25 anos mais velha do que ele.

O casal personifica a questão do novo livro de Goldenberg, "Por que os Homens Preferem as Mulheres Mais Velhas?", que será lançado nesta terça-feira (20).

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista da Folha dedica-se a estudar os relacionamentos, os homens e as mulheres desde o fim dos anos 1980.

O recorte de seus estudos é sempre o de comportamentos "desviantes". Seu primeiro livro, "A Outra" (1997), sobre as amantes de homens casados, foi um best-seller à época.

"Esse novo estudo surgiu na pesquisa com 1.700 homens e mulheres para analisar as representações e os significados do envelhecimento. Por isso, abri grupos para discutir esse tema dos homens mais novos casados com mulheres mais velhas", diz.

Depois de passar décadas estudando casamentos mais convencionais, a antropóloga tinha suas ideias pré-concebidas sobre esse tipo de relação. Mas ficou surpresa com os resultados.

"São casamentos mais equilibrados e satisfatórios do que os outros. No livro, são 52 casais. Mas já entrevistei mais de cem", afirma.

Os pares pesquisados têm no mínimo dez anos de diferença de idade. Eles também têm relações de pelo menos dez anos (um deles, em particular, está casado há 40).

As mulheres, diz Goldenberg, são quem mais sofrem com os estigmas e preconceitos de assumir uma relação do tipo. São críticas que vêm principalmente de outras mulheres –sejam amigas, desconhecidas ou familiares. Elas costumam ouvir que serão trocadas por uma mais nova ou que serão abandonadas na velhice. Ou que o homem é interesseiro.

"Dentro da lógica da dominação masculina, quem tem que ser superior é o homem. Elas interiorizam [o preconceito], sentem vergonha, medo do olhar das outras", afirma a antropóloga.

Os homens estudados, por sua vez, não veem a idade das companheiras da mesma forma. Nas entrevistas, eles se referem a elas como mais compreensivas, carinhosas, atenciosas, maduras e inteligentes do que as mulheres mais novas que encontraram em relações anteriores.

"Eles veem superioridade nelas não pela idade, e sim pelo conjunto da obra. Mas não é uma superioridade que os inferioriza", explica.

A antropóloga comenta que o título do livro novo é uma provocação –naturalmente, os casais estudados são exceção. Ainda é mais comum homens buscarem mulheres mais jovens.

Por Que Os Homens Preferem As Mulheres Mais Velhas?
Mirian Goldenberg
l
Comprar

"A história do Macron é semelhante às dos homens que entrevistei. Ele lutou muito para ficar com a mulher, no começo ela não queria, achava uma loucura", diz.

POR QUE OS HOMENS PREFEREM AS MULHERES MAIS VELHAS?
AUTORA Mirian Goldenberg
EDITORA Record
QUANTO R$ 32,90 (128 págs.)
LANÇAMENTO ter. (20), às 19h, no auditório da Folha, al. Barão de Limeira, 425, 9° andar; inscrições pelo site eventos.folha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.